› 
 › 
O Melhor do Cáucaso

O Melhor do Cáucaso

Entre a Europa e a Ásia encontramos a zona montanhosa do Cáucaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Este fantástico roteiro permite descobrir o melhor do Azerbaijão, Armênia e Geórgia: países fascinantes que guardam riquíssima herança histórica e cultural.
Visitando: Baku, Tbilisi, Yerevan, Sheki , Gudairi
13 dias e 12 noites
Dias e noites:
13 dias e 12 noites
Datas determinadas
Saídas:
Datas determinadas
Terrestre
Transporte:
Terrestre
Quando Viajar?
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Melhor época
Boa época
Época não aconselhada
Solicite um
Orçamento
e faça esta viagem!
DIFERENCIAIS DO ROTEIRO
 

Os três países do Cáucaso do Sul - Armênia, Geórgea e Azerbaijão 

12noites, iniciando em Baku e terminando em Ereván

Tour com guias locais, um em cada país, falando espanhol. 

 

 

A partir de
USD 3.440 por pessoa
Fazer download do Roteiro

 

Os três países do Cáucaso do Sul se conectam como as peças de um quebra-cabeça, numa linha de terra montanhosa banhada pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio. Cada país compartilha uma fronteira com os outros dois, mas mesmo assim, eles não poderiam ser mais diferentes. Três línguas diferentes e não relacionadas são faladas nesta área, influenciadas por duas religiões diferentes. No entanto, tanto o povo muçulmano do Azerbaijão quanto os cristãos da Armênia e da Geórgia compartilham o amor pela vida e uma cultura profundamente enraizada de hospitalidade, lar e coração.

 

O Cáucaso está cheio das evidências de uma cultura florescente com impressionantes monumentos arquitetônicos, sítios arqueológicos e lugares pagãos, jóias monásticas e mesquitas de centenas de anos, natureza, parques naturais e cidades cheias de uma longa história de cultura pagã, cristã, árabe e soviética.

 

A grande Rota da Seda se estendeu entre as costas do Mar Cáspio e do Mar Negro, as antigas caravanas que passavam por aqui, transportando jóias delicadas, pedras preciosas e especiarias. Hoje, os lugares onde passava a famosa Rota da Seda podem ser visitados viajando pelos países do Cáucaso do Sul.

 

 

1º Dia – Domingo - ... / Baku.

Chegada em Baku (Azerbaijão), recepção e traslado ao hotel. Hospedagem à partir das 14h00.

Aproveite para descansar no hotel ou fazer o primeiro contato com a cidade. Hospedagem em Baku.

 

Baku é a capital e o centro de comércio do Azerbaijão, uma cidade de baixa altitude com uma costa ao longo do mar Cáspio. É célebre pela cidade velha medieval e muralhada, que contém o Palácio dos Shirvanshahs, um vasto complexo oval e a icónica Torre da Donzela. Os pontos de referência contemporâneos incluem o Centro Heydar Aliyev, projetado por Zaha Hadid, e as Flame Towers, 3 arranha-céus pontiagudos cobertos de ecrãs de LED.

 

Da cidade portuária na Rota da Seda ao período soviético, a cidade é um labirinto de vielas, mesquitas, edifícios históricos e ruínas de fortificações, incluindo o Palácio de Shirvanshahs e a Torre da Donzela, agora considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO. 

 

2º Dia – Segunda-feira – Baku / Gobustão / Baku  

Café da Manhã. Faremos uma viagem para a Costa do Mar Cáspio até o deserto vulcânico ao sul de Baku com milhares de pinturas rupestres da “Era da Pedra” que representam animais, pessoas.. 

A Zona Arqueológica do Gobustão é uma área protegida que se encontra ao sul de Baku e as pinturas rupestres foram descobertas por volta de 1930. Merecem especial menção as grutas formadas há milhares de anos, sendo a mais antiga há dez mil anos, onde aparecem os desenhos feitos pelo homem desde a Idade da Pedra que nos dão um claro exemplo de como era a arte da época. Exemplo disso são as gravuras de animais, barcos e cenas de caça. Visitaremos os vulcões de lama em uma paisagem lunar. (A excursão aos vulcões de lama depende das condições meteorológicas). 

Retorno à Baku, visitaremos o Beco dos Mártires com suas magníficas vistas da Baía de Baku.

À tarde, passeio a pé guiado por Baku inclui a cidade murada medieval "Icheri Sheher", com suas ruas estreitas, caravançarais históricos, mesquitas e o Palácio de Shirvan Shas, Patrimônio Mundial da UNESCO. O palácio dos governantes do estado de Shirvan está localizado no ponto mais alto da cidade velha. O complexo do palácio dos Shirvanshakhs foi a última residência dos governantes do estado de Shirvan. Nos tempos medievais, este estado era o estado mais poderoso do Azerbaijão. O Palácio dos Shirvanshahs é composto por vários edifícios. Também veremos o símbolo da cidade: a Torre da Donzela (vista externa), do século XXII. Em dezembro de 2000, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Retorno ao hotel e hospedagem em Baku. 

 

3º Dia – Terça-feira - Baku / Absherón / Baku

Café da Manhã. Continuaremos com uma excursão à Península de Absheron, visitando Ateshgah o "templo da chama eterna", construído para as orações dos zoroastros que viajavam com as caravanas de comércio pelo Azerbaijão. O Atashgah Fire Temple está localizado a 30 Km do centro de Baku, no sudoeste da vila de Surakhani, na Península de Absheron. Em seguida, visite a Yanardag Burning Mountain, localizada a 25 km do centro de Baku, na vila de Mehemmedli. Parada para fotos ao lado do Centro Cultural Heydar Aliyev. 

Tarde livre. Hospedagem em Baku.

 

4º Dia – Quarta-feira - Baku / Shamaja / Sheki

Café da Manhã. Após saída para Sheki. No caminho visitaremos o mausoléu de Diri Baba em Maraza e chegaremos à cidade de Shamaji, outrora capital de Shirvan. 

Visitaremos a Mesquita Shemaja Friday, considerada a primeira mesquita do Cáucaso depois da Mesquita Derbent Friday, construída em 734. Chegada a Sheki.

O passeio a pé em Sheki inclui o Palácio Sheki Khan, carvanserai e lojas de artesanato local.

O Sheki Khan Saray é uma beleza de dois andares, é o palácio que surpreende com seu magnífico interior e exterior. O palácio é ricamente pintado com desenhos anedóticos que mostram cenas de caça e guerra, bem como figuras geométricas e vegetais complexas. No centro da sala há um enorme vitral feito de um mosaico de vidro multicolorido (é notável que foram usadas até 5.000 peças de vidro por metro quadrado). Também visitaremos uma oficina de Shebeke onde explicarão e organizarão uma master-class sobre a produção dos famosos vitrais que vemos no Palácio. 

 

Em seguida, vamos à vila de Kish para visitar uma igreja albanesa do Cáucaso (a igreja mais antiga do Cáucaso, que remonta ao século I. É um templo de arquitetura albanesa do Cáucaso, situado no topo de um promontório, nos arredores da cidade de Sheki. Hospedagem.

 

5º Dia – Quinta-feira – Sheki / Lagodeji (Fronteira) / Región de Kajetia / Tiblisi

Café da Manhã. Traslado para a fronteira com a Geórgia. Por volta das 12h00, mudança de veículo e guia. 

Hoje vamos explorar a parte mais fértil e pitoresca da Geórgia - Kakhetia, a região conhecida por sua vinificação, que está associada a bons vinhos e hospitalidade amigável. Aqui estão vales férteis e cadeias de montanhas cobertas de neve do Grande Cáucaso. Desfrutaremos de um tradicional almoço georgiano com os locais e provaremos os sabores autênticos dos produtos frescos colhidos na horta do anfitrião. Sente-se à mesa dos locais, partilhe uma deliciosa refeição preparada com receitas de família e memórias inesquecíveis que ficarão para sempre nas nossas memórias. Prepare-se para conhecer a vida dos verdadeiros georgianos!

Visitaremos a Cidade do Amor - Signagui. No início caminharemos por uma pequena e bela cidade do século XVIII, que o impressionará com sua incrível muralha antiga e pequenas casas de madeira, decoradas com varandas esculpidas e arquitetura tradicional. Daqui temos uma vista espetacular do Vale Alazani e das Grandes Montanhas do Cáucaso.

Mais tarde visitaremos uma vinícola típica e provaremos o vinho georgiano feito nas jarras de acordo com a antiga tradição georgiana – exatamente esse tipo de vinho foi feito pelo camponês georgiano durante séculos. O método de vinificação da Geórgia está incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

À tarde, chegada a Tbilisi – a capital da Geórgia. Hospedagem.

 

* Nota: Ao atravessar a fronteira, na zona neutra temos que andar com as malas, a distância é de aprox. 800 metros.

* Nota: Na Geórgia, da fronteira faremos o traslado para a cidade de Kvareli apenas com motorista, sem guia. O traslado é de 1hora. Chegaremos à família local, onde encontraremos nosso guia e conheceremos o restante do grupo, com quem faremos a viagem para Georgia e Armenia. Hospedagem em Tblisi.

 

6º Dia – Sexta-feira - Tbilisi 

Café da Manhã. Vamos explorar a capital da Geórgia – Tbilisi com toda a sua beleza, com suas ruas estreitas, casas coloridas, varandas esculpidas, bairros antigos e excelentes exemplos de arquitetura moderna. 

Começamos o passeio na Igreja Meteji e apreciamos a vista espetacular da Cidade Velha. Vamos passear pelas belas ruas estreitas e visitar os principais pontos turísticos da cidade. Em seguida, apreciaremos o magnífico panorama da cidade velha e, passando pela antiga Fortaleza de Narikala, visitaremos os históricos Banhos de Enxofre, de onde vem o nome da capital. Hospedagem em Tbilisi.

(*A maior parte da visita à cidade será feita a pé.)

 

7º Dia – Sábado - Tiblisi / Mtsjeta / Gori / Uplistsije / Gudauri

Café da Manhã. Partida para a antiga capital e centro religioso da Geórgia - Mtskheta (3.000 anos) e veja seus locais históricos: o antigo Mosteiro de Jvari (século VI) e a impressionante Catedral Svetitskhoveli (século XI), onde o Manto de Cristo está enterrado. Tanto o Mosteiro Jvari quanto a Catedral Svetitskhoveli são Patrimônios Mundiais da UNESCO. Mais tarde, visitaremos a cidade rochosa Uplistsije (1 milênio a.C), que foi a parte mais importante da famosa Rota da Seda. A visita a este local fará com que viaje ao passado. Este impressionante complexo inclui habitações antigas, salões, templos, porões, túneis secretos e teatros. 

Em seguida, passaremos por Gori, onde faremos uma parada para fotos próximo ao Museu Joseph Stalin. Seguimos para o norte ao longo da Rodovia Militar da Geórgia e apreciamos a paisagem espetacular das magníficas montanhas do Cáucaso. Chegada a Gudauri, a famosa estação de esqui localizada entre 2.000 e 2.200 metros acima do nível do mar. Jantar e Hospedagem.

 

(*Em Uplistsije andaremos pelo chão de pedra, há pequenas ladeiras, escadas para subir/descer, um pequeno túnel para passar. Recomenda-se levar protetor solar, boné, sapatos fechados.)

 

8º Dia – Domingo - Gudauri / Stepantsminda / Tiblisi

Café da Manhã. Após iremos em direção à Kazbegui. Uma estrada impressionante ao longo do rio Terek nos levará a Kazbegi (Stepantsminda) – a principal cidade da região. Desde Kazbegui faremos uma caminhada de aprox. 3h (ida e volta), subindo através dos lindos vales até Guergueti, Igreja da Trindade localizada a 2.170m sobre o nível do mar. Se o tempo permitir, você pode dar uma olhada em uma das maiores geleiras do Cáucaso – Mt Kazbegui (5047m). 

Retorno caminhando até Kazbequi e em seguida de carro até Tbilisi. No caminho passaremos pelo complexo arquitetônico de Ananuri e pelo reservatório de água Jinvaly, de surpreendente beleza. Hospedagem.

 

IMPORTANTE: Em Kazbegui sugerimos que alugue o carro 4x4 localmente para a subida até a igreja da Trinidad.

 

9º Dia – Segunda – Tiblisi / Sadajlo (Frontera) / Haghpat / Dilijan / Sevan / Ereván

Após o café da manhã, saída para a fronteira da Geórgia e Armênia. Encontro na fronteira de Sadajlo por volta das 10h00 e mudança de veículo e guia. 

Visitaremos o Mosteiro de Haghpat (976 DC). É o maior complexo monástico da Armênia Medieval e está inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, foi construída no final do século X e sofreu algumas transformações nos séculos XII e XIII, é um exemplo de edifício estruturado a partir de uma cúpula central sustentada por quatro grossos pilares maciços, muito tradicionais na arquitetura nativa. Na abside há um afresco representando o Panto krator. 

A igreja está ligada por uma paisagem abobadada a uma sala capitular, obra do século XIII. Partida para Dilijan. As pessoas dizem: "Se houvesse montanhas, florestas e fontes minerais no Paraíso, seria Dilijan." Também é chamada de “A pequena Suíça da Armênia. Partida para o Lago Sevan, o maior alpino do mundo. Este enorme lago montanhoso, que ocupa 5% da superfície da Armênia, está a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e é o segundo maior lago de água doce do mundo. Seguiremos viagem de carro para Ereván.

Hospedagem.

 

10º Dia – Terça-feira – Erevan / Ashtarak / Saghmossavnak / Parque de letras / Ereván

Café da manhã no hotel. Passeio pela cidade de Ereván. É uma cidade fundada no ano 782 AC, sendo assim uma das cidades mais antigas do mundo. Durante o circuito, você verá a Praça da República, que foi projetada no estilo tradicional da arquitetura armênia e inclui a Casa do Governo, o Ministério das Relações Exteriores, o Correio Central e a Galeria Nacional de Arte. Junto com todos os principais monumentos da capital, você também verá a “Estátua do Gato” do famoso escultor Fernando Botero (artista figurativista colombiano) localizada no Museu ao ar livre e Centro de arte moderna Cafesjian (“A Cascada é uma das atrações mais turísticas e interessantes de de Ereván). Subida à Cascata para apreciar a vista panorâmica de Ereván bem como visitar a Opera House, Victoria Park com a estátua da Mãe Armênia.

Seguiremos para Ashtarak (que significa "torre" em armênio). É a capital administrativa da região de Aragatsotn, espalhada dentro e acima do desfiladeiro do rio Kasagh. A cidade é pontilhada de igrejas antigas, museus interessantes e alguns complexos de restaurantes, hotéis e cassinos. Visita a uma das menores igrejas – Karmravor. Partida para o Mosteiro de Sagmosavank ou Mosteiro dos Salmos fundado no século XXIII, que está localizado em um lugar impressionante, no profundo desfiladeiro Qasagh. Visitamos o Parque do Alfabeto que foi construído em 2005, para o 1600º aniversário do alfabeto armênio. O monumento consiste em 39 esculturas das letras armênias. Oportunidade de tirar uma foto com a letra que corresponde ao seu nome. Regresso e hospedagem em Ereván.

 

Dia 11⁰ – Quarta-feira - Erevan /  Khor Virap / Echmiadzin / Zvartnots / Ereván 

Café da manhã no hotel. Excursão ao mosteiro de Khor-Virap (séculos XII-XVII). O mosteiro de Khor-Virap tem uma história muito rica, tanto religiosa quanto mundial. Está situada no vale de Ararat contra a montanha bíblica Ararat, onde a arca de Noé parou. A importância é que ele está ligado a Gregório, o Iluminador, que introduziu o cristianismo na Armênia e é considerado o primeiro católico da Armênia. 

Seguiremos para a cidade de Echmiadzin. A Catedral de Etchmiadzin é conhecida como o centro da igreja armênio-gregoriana, considerada uma das primeiras igrejas cristãs do mundo. Diz a lenda que o próprio Jesus Cristo mostrou sua localização. Construído entre 301 – 303 d.C. sob o rei armênio Tiridates III e o primeiro católico da Armênia, São Gregório, o Iluminador. Continue até as Ruínas de Zvartnots (Templo dos Anjos do Céu). O interior da igreja decorado com mosaicos tem a forma de uma cruz grega. Voltamos para Yerevan. Hospedagem em Ereván.

 

12º Dia – Quinta-feira - Erevan / Gueghard / Garni / Tsitsernakaberd / Vernissage / Erevan

Café da manhã no hotel. Pela manhã saída para o Mosteiro de Geghard, parcialmente escavado na montanha adjacente, rodeado por falésias, incluído pela UNESCO na lista de Património Mundial da Humanidade. O complexo monástico foi fundado no século IV por Gregório, o Iluminador, no local de uma fonte sagrada dentro de uma caverna. Embora existam inscrições que datam da década de 1160, a igreja matriz foi construída em 1215. Partida para Garni (32 km), uma cidade famosa por seu templo pagão Garni, que foi construído no século I dC pelo rei Tiridates I da Armênia e provavelmente dedicado ao deus helenístico Mithras.

Visitamos o monumento chamado Tsitsernakaberd, dedicado às vítimas do genocídio armênio. Em 1995, foi inaugurado um pequeno museu circular subterrâneo ao lado do monumento, onde você pode apreciar e aprender informações básicas sobre os eventos ocorridos em 1915. Todos os anos, no dia 24 de abril, milhares de pessoas se reúnem aqui para lembrar as vítimas do genocídio armênio em 1915, que ocorreu pelo retorno do governo turco a Ereván. Visite também o Vernissage, o rico mercado de artesanato que mais parece um museu ao ar livre. Aqui todos os sábados e domingos os habilidosos artesãos apresentam seus trabalhos em prata e ouro, pedra e madeira, cerâmica e barro, bordados, tapetes, bonecos em trajes tradicionais, lembranças diversas, pinturas e muito mais. Visite o mercado de frutas. Hospedagem em Ereván.

 

13º Dia –Sexta-feira – Ereván / ...

Café da manhã. Hospedagem disponível até às 12h (checkout). Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Ereván para embarque. Fim dos nossos serviços.

 

NOTA IMPORTANTE: Dependendo do horário do voo de retorno ao Brasil, sugerimos a reserva de um day use no hotel para maior conforto. Consulte-nos.

 

 

 

Outros Roteiros
Geórgia & Armênia
10 dias / 9 noites
Transporte: Terrestre
Visitando: Tbilisi, Yerevan, Gudairi
Dois países vizinhos, a Geórgia e a Armênia, antigas civilizações cristãs, guardam semelhanças e diferença... [mais detalhes]
© Raidho Viagens 2024 - Todos os direitos reservados
sites • lojas virtuais • sistemas