Pequim, a capital chinesa, é conhecida, e também muito procurada, por causa dos inúmeros vestígios do seu passado imperial. O antigo Palácio Imperial, localizado na Cidade Proibida, é um deles: a majestosa construção foi residência de imperadores chineses de 1420 até 1912. Pertinho da Cidade Proibida fica a praça Tian An Men, também conhecida como Praça da Paz Celestial, uma das maiores do mundo. Já o Yiheyuan (Palácio de Verão) foi construído no século 18 para ser refúgio da família imperial. Entre as centenas de edifícios, pontes e corredores, destaca-se o Navio de Mármore que, como o nome diz, é uma enorme embarcação feita de mármore construída para ser hall de festas.
A Grande Muralha, erguida há mais de 2 mil anos, é imperdível: ela foi construída para para proteger o império dos ataques das tribos do norte. E é hora de se maravilhar com a arquitetura do Ninho do Pássaro, o Estádio Nacional de Pequim! Outro ponto badalado da capital é o Centro Nacional de Natação, também conhecido como Cubo d’Água e famoso por causa do seu formato e da sua iluminação azulada.
No Templo do Céu, construído em 1420, os imperadores das dinastias Ming e Qing faziam seus sacrifícios e rezavam por boas colheitas. A construção foi listada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e impressiona pela riqueza de detalhes. Próxima parada: Xian. Na cidade, é possível visitar o famoso Exército de Terracota, à mostra no Museu dos Guerreiros. Lá estão mais de 6 mil estátuas de tamanho natural que são o “símbolo” dos guardiões do mausoléu de Qin Shi Huang. Mas Xian é muito mais do que isso: a cidade arqueológica com mais de 3 mil anos serviu como capital para 11 dinastias e é considerada o berço da Rota da Seda. Ainda em Xian, visite a Grande Pagoda do Ganso Selvagem. E que tal conhecer o bairro muçulmano para descobrir como é o cotidiano dos moradores?
Em Xangai, cidade portuária, industrial e importante centro de negócios da China, é hora de visitar o Jardim Yuyuan para relaxar do ritmo agitado do passeio. O Templo do Buda de Jade e o calçadão também devem estar no roteiro. Aliás, do calçadão de Xangai é possível apreciar o skyline da cidade e, por isso, o lugar é considerado um dos pontos turísticos mais bonitos da região.
Há quem sonhe em cuidar de ursos pandas. Em Chengdu, isso é possível! A Base de Estudo do Urso Panda de Du Jiang Yan é um centro de conservação que se dedica a estudar o animal símbolo do país e elabora estratégias para ajudá-los a resistir à extinção. Lá é possível trabalhar como voluntário, auxiliando no preparo da alimentação dos animais e na limpeza dos espaços onde eles vivem. Enfim, uma experiência incrível!
Área de regime administrativo especial dentro do território chinês, Hong Kong é uma metrópole única por vários motivos. Ela foi colônia britânica e, desde 1997, pertence à China. Hoje, também é um importante centro financeiro mundial repleto de arranha-céus, característicos da cidade. Do alto do Pico de Victoria é possível ter uma vista 360º da fervilhante, moderna e vibrante Hong Kong. E enquanto gente do mundo inteiro se cruza em todo canto na metrópole, uma visita à vila de pescadores de Aberdeen, conhecida pelas casas flutuantes, dá uma ideia de como vive parte da população do território. Em Repulse Bay, uma das praias mais bonitas da região, você poderá descansar e aproveitar as calmas águas.
É fã de paisagens naturais? Em Guilin, você terá a chance de fazer um cruzeiro pelas águas do rio Li Jiang, que corta uma cadeia de montanhas com formas exóticas, além de visitar belas grutas. Mas os passeios pela região não acabam aí! Há um quê de magia na Gruta das Flautas de Cana, caverna de formação calcária com estalactites e estalagmites iluminadas artificialmente.
Conhecida como Cidade das Cabras ou Cidade das Flores, Guangzhou é o mais importante porto fluvial e marítimo ao sul da China. Lá, você terá a chance de visitar o auditório em honra a Sun Yat-Sen e a Casa Ancestral da Família Chen, hoje museu com arquitetura e itens de decoração considerados valiosos.
Suzhou é conhecida como Veneza do Oriente por causa de seus canais. A graciosa cidade tem pontos turísticos interessantes como os jardins clássicos, considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Jardim do Pescador, aliás, é um dos mais belos do país. Não deixe de visitá-lo!
Mais informações sobre China:
Moeda: Yuan (CNY)
Idioma: Mandarim (China), Inglês e Cantonês (Hong Kong)
Melhor época para visitar: Devido a extensão do país, é dificil apontar o melhor período para visita, que pode variar de região para região..
A primavera e o outono são os melhores períodos do ano para visitar a China porque a temperatura é agradável na maior parte do território. No verão, alta temporada, é difícil locomover-se entre as cidades e dentro dos pontos turísticos porque ficam muito lotados. No inverno, as termômetros podem marcar -25ºC e as baixas temperaturas impedem as visitas turísticas.