A terra próspera de Sngapura abriga pontos turísticos que misturam o moderno e o tradicional. Em Padang, é possível visitar um campo aberto localizado no centro da cidade e rodeado de prédios importantes, como a Casa do Parlamento, o Supremo Tribunal e a Câmara Municipal.
Uma parada no Merlion Park garante uma bela vista da famosa Marina Bay e do Marina Bay Sands, hotel com a piscina infinita mais alta do mundo e cartão-postal de Singapura. E que tal conhecer um estádio flutuante? O curioso Marina Bay Floating Stadium pede uma visita: ali acontecem bons eventos esportivos e culturais e exibições de arte.
O Templo de Thian Hock Keng, datado de 1840, faz uma homenagem à ancestralidade. A arquitetura rica em detalhes é encantadoras e o lugar oferece visitas guiadas. Já o Centro de Artesanato é o lugar para observar os artesãos trabalhando de perto. Os amantes de flores não podem deixar de visitar o incrível Orquidário Nacional, localizado no Jardim Botânico de Cingapura.
Vá também à colorida Little India e não perca o Mustafa Centre, loja de departamentos aberta 24 horas, e a mesquita Angullia, frequentada pela comunidade muçulmana indiana. Outra parada obrigatória na região é o templo hindu Sri Veeramakaliamman, um dos mais antigos da cidade.
Que tal fazer um night safari bem no centro da cidade? Isso é possível em Singapura! Há duas maneiras de se aventurar: à pé, seguindo as trilhas, ou em um trem elétrico. A estrutura do lugar é tão especial que luzes brancas difusas simulam uma noite de lua cheia. Aliás, o centro repleto de camelôs, também é o lugar ideal para provar quitutes da culinária local, como laksa de coco e caranguejo apimentado. Mas se você preferir um banquete digno de rei, há renomados restaurantes espalhados nos resorts da região.
O Gardens by The Bay é um complexo de jardins localizado no centro que impressiona qualquer visitante por causa da sua grandiosidade. Criado para melhorar a qualidade de vida dos habitantes, o Gardens by The Bay vai muito além de um simples jardim botânico. Um dos pontos mais emblemáticos do lugar é a área onde estão concentradas as árvores gigantes construídas de concreto armado que podem chegar a medir 50 metros de altura. Á noite, elas são iluminadas e deixam o ambiente com ar futurista. Ali, fica a OCBC Skyway, uma passarela que liga duas dessas árvores e garante uma vista do parque a 22 metros de altura.
Distante apenas 15 minutos do centro de Singapura, fica a Ilha de Sentosa, um dos pontos turísticos mais procurados da cidade-estado - e não por acaso. A Ilha de Sentosa é uma ilha-resort com shoppings, restaurantes, cinemas, área para esportes radicais e, claro, praias! O mais interessante é que a ilha é acessada via monotrilho e cada estação leva a uma área temática. É na Ilha de Sentosa, inclusive, que fica o parque da Universal Studios. Já o Images of Singapore é um tipo de museu que reconta a história de Singapura com projeções multimídia e bonecos de tamanho real.
Assim como Londres, Singapura também tem uma roda gigante como símbolo. Com um pequeno detalhe: a Singapore Flyer já foi a maior roda gigante do mundo! Mais: foi construída para ser a roda da fortuna e segue os preceitos do feng shui. De uma das 28 cápsulas com capacidade para 28 pessoas, é possível ter uma vista panorâmica da cidade. Definitivamente, um must-see!
Mais informações sobre Singapura:
Moeda: Dólar de Singapura (SGD)
Idiomas: Malaio, mandarim, tâmil e inglês
Melhor época para visitar: É possível visitar o país durante o ano todo, mas os melhores meses são junho, julho e agosto.