A viagem começa na capital: Istambul é única e respira história. Separada em duas pelo Estreito de Bósforo, está localizada parte na Ásia e parte na Europa, e foi fundada por volta de 660 a.C. como colônia grega. Naquela época, seu nome era Bizâncio. Por ali, passavam mercadores vindos da Ásia e do Mediterrâneo. Tempos depois, virou Constantinopla e foi capital do grandioso Império Romano.
Na Idade Média, passou a ser administrada por otomanos e chamada de Istambul. Foi então que alguns de seus principais pontos turísticos foram construídos. É o caso da Mesquita Azul e do Palácio Topkapi. O bairro de Sultanahmet, local onde estão essas preciosidades e coração da cidade velha, foi reconhecido pela Unesco. A impressionante Basílica de Santa Sofia (Hagia Sophia) foi a maior igreja construída no Império Romano do Oriente, no ano de 360. E que tal uma visita ao Hipódromo de Constantinopla? Na área, onde ocorriam corridas de carruagens, é possível observar o obelisco Egípcio, a fonte alemã e a coluna da Serpente.
Vestígios do rico passado comercial da cidade também podem ser encontrados em uma visita ao Bazar das Especiarias. Um cruzeiro pelo Bósforo será a melhor opção para quem deseja admirar os palácios da cidade e ter uma ideia da dualidade de Istambul.
Quando estiver em Ankara, vale uma visita ao Museu das Civilizações Antigas da Anatólia, que expõe artefatos de civilizações como hititas, assírios e frígios, e o Mausoléu do Ataturk, que participou da fundação da Turquia moderna.
A Capadócia é um dos destinos turísticos mais populares da Turquia. Famosa pelos passeios de balões, a região é cheia de outros lugares interessantes para visitar. As célebres paisagens lunares que ganharam fama mundo afora são, na verdade, lava procedente da erupção do Morro Erciyas. O Vale de Goreme é quase um museu a céu aberto e o complexo bizantino com igrejas escavadas em grutas impressiona.
As chaminés de fadas de Urgup são uma formação natural interessante: são cones de rocha que sustentam uma rocha maior no topo. A cidade subterrânea de Ozkona, com galerias escavadas na rocha e ligadas por túneis, foi usada por cristãos para escapar de perseguições. E o que falar da fortaleza de Uçhisar? Um rochedo a 1300 metros, ponto mais alto da Capadócia, que foi usado como refúgio por cristãos para escaparem de perseguições.
Outra parada obrigatória na Turquia é Pamukkale, “castelo de algodão“ em turco, é um conjunto de piscinas termais com resíduos de sais calcários. As águas caem do alto de uma colina e formam piscinas branquinhas de água azul turquesa com aparência de cascatas petrificadas. É tanta beleza de tirar o fôlego!
Em Kusadasi (“Ilha dos Pássaros“, em turco) um dos passeios imperdíveis é a visita a Éfeso, uma das cidades greco-romanas mais bem conservadas da antiguidade e o sítio arqueológico mais visitado da Turquia. Algumas das paradas obrigatórias por lá são o Templo de Adriano, uma das peças mais preservadas do período romano e que foi construído como uma homenagem tardia ao Imperador Adriano. Os banhos romanos, a biblioteca de Celso e o anfiteatro conhecido como Odeon são alguns pontos que você deve prestar atenção enquanto caminha pelo lugar.
É nas proximidades de Kusadasi que também está a Casa de Virgem Maria, lugar onde se acredita que a mãe de Jesus passou seus últimos dias de vida. Ali, também se encontram o túmulo e as ruínas da Basílica de São João Evangelista.
Próxima parada: Bodrum! Na baía é possível fazer um passeio de barco enquanto conhece as belas praias da Riviera Turca. O lugar, aliás, é perfeito para quem busca badalação e boas festas. Em Bodrum também está o Castelo de São Pedro de Halicarnasso.
Em Antália (ou Antalya, em turco), cidade do sul da Turquia beirando o Mediterrâneo, estão as belíssimas cascatas de Kursunlu, de água verde esmeralda. Mas a cidade, por si só, já é um belo ponto turístico, uma vez que foi construída sobre falésias à beira-mar. E que tal visitar uma cachoeira que desemboca diretamente no mar? Em um passeio de barco, também é possível se aproximar das quedas dágua e admirar a beleza das cataratas de Düden.
Mais informações sobre Turquia:
Moeda: Lira turca (TRY)
Idioma: Turco
Melhor época para visitar: Entre os meses de abril a junho ou de outubro a novembro (meses de primavera e outono), quando as temperaturas são amenas. O verão, de julho a setembro, é quente e os destinos turísticos são lotados. O inverno, de dezembro a março, é rigoroso.