O Butão, localizado no coração do Grande Himalaia, por séculos permaneceu à parte do resto do mundo e tornou-se um segredo muito bem guardado, que há poucos anos começou a ser desvendado para visitantes que ficam deslumbrados pela beleza do seu panorama, por sua arquitetura e riquezas culturais, assim como por seu povo muito hospitaleiro.
1º Dia – ... / Kathmandu
Chegada ao Aeroporto Internacional de Kathmandu, recepção e traslado ao hotel. Check-in a partir das 14h00.
Aproveite para descansar no hotel ou fazer o primeiro contato com esta vibrante cidade.
Kathmandu dispõe de sete Patrimônios da Humanidade da UNESCO espalhados pela cidade e pela região do seu vale.
Thamel é o bairro turístico de Kathmandu. Lá é onde toda viagem ao Nepal começa e é também o centrinho onde todo viajante vai encontrar o que precisa. A vida lá é badalada, há ótimos restaurantes, cafés e lojas de artesanatos nepalês e souvenir.
Saída para visitar os principais monumentos da capital nepalesa. Visitaremos a praça Durbar. Listada como um dos oito Patrimônios Culturais Mundiais pela UNESCO, é um conjunto de antigos templos, palácios, pátios e ruas que datam dos séculos XII e XVIII. Visita ao templo das Deusas Vivas, o Palácio Real Hanuman Dhoka, o magnífico Templo Taleju e a pagoda gigante de Kasthamandap.
Em seguida, visita a Swayambhunath, a estupa budista com 2.500 anos.
Retorno ao hotel. Hospedagem.
2º Dia – Kathmandu
Café da manhã no hotel. Saída para passeio de dia inteiro. Visita a Pashupatinath, um dos templos hindus mais sagrados dedicados ao deus Shiva. Atrás do templo ficam os locais de cremação. Seguiremos para Boudhanath, uma estupa cercada por casas de lamas ou sacerdotes budistas. Este é também o centro do Budismo Tibetano.
À tarde visitaremos Bhaktapur. Localizada no topo da colina a uma altitude de 1.401m.
Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
3º Dia – Kathmandu / Paro / Thimphu
Café da manhã no hotel. Em horário determinado, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino à cidade de Paro (voo não incluído). Dependendo das condições climáticas, é possível ter uma belíssima vista dos Himalaias e do Monte Everest.
Chegada ao Aeroporto de Paro (2.235m de altitude), recepção e traslado com destino a Thimphu a 2.320m. (viagem de aprox.65km – 1h30). Chegada e hospedagem.
À tarde, caso haja tempo disponível, saída para visita ao Memorial Chorten, construído em memória do terceiro Rei do Butão. Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
4º Dia – Thimphu
Café da manhã no hotel. Saída para visitar a estátua de Buddha Dordenma, localizada no topo da colina acredita-se que ela emite uma aura de tranquilidade e alegria para o mundo.
Em seguida, faremos uma leve caminhada até Changangkha Lhakhang (aprox.. 1h30). À medida que avança nesta trilha, você será saudado por uma vista magnífica de centenas de bandeiras de oração balançando ao vento, criando uma recepção colorida e espiritual. Toda a trilha é bem conservada e ao longo do caminho você encontrará charmosos mirantes, proporcionando vistas encantadoras.
Visitaremos Changangkha Lhakhang, um antigo templo com uma história rica e que remonta à sua fundação por Lama Phajo Drugom Shigpo.
O Butão ganhou reconhecimento pelos seus selos postais e o Museu Postal oferece um vislumbre da evolução do sistema de comunicação dentro do país. Ele também mostra a coleção de selos raros e únicos do Butão. Uma experiência interessante é visitar a estação dos Correios ao lado e criar seu próprio selo personalizado como lembrança (não incluído).
Após o almoço, continuaremos até o Museu Têxtil, uma joia cultural que resume lindamente a rica herança do Butão no domínio dos têxteis. Através de tecidos complexos e designs vibrantes, o Museu Têxtil oferece aos visitantes uma compreensão mais profunda da tapeçaria cultural do Butão e do artesanato complexo que tem sido uma marca registrada da nação há séculos.
Exploraremos o mercado local, colorido e vibrante. Em seguida visita ao Convento Zilkha, abriga cerca de 60 freiras que levam uma vida de espiritismo, oração e meditação. Encerraremos com a visita à Trashichhoedzong, o coração do governo e da religião no Butão.
Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
5º Dia – Thimphu / Gangtey (150km – aprox5h)
Café da manhã no hotel. Viagem com destino a Gangtey, passando por Dochula Pass (3.100m). O Memorial Nacional, Dochu La, ou Dochu Pass com 108 estupas ou Dochula Chortens é erguido no topo da colina central da passagem, a meio caminho entre Thimphu e Punakha de onde se tem uma vista espetacular dos altos picos do lado oriental do Himalaia (dependendo das condições climáticas).
O vale de Gangtey é um dos lugares mais bonitos e intocados do Butão. A surpresa de encontrar um vale tão amplo e plano, sem árvores, após a difícil subida por florestas densas, é uma experiência extremamente rara no Butão. Alguns quilômetros além do Mosteiro Gangtey, no fundo do vale fica a vila de Phobjikha.
Chegada e check in no hotel.
No final da tarde, visita ao mosteiro de Gangtey Goempa, situado em uma cordilheira com vista para o vale. Retorno ao hotel. Hospedagem em Gangtey (3.000m).
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
6º Dia – Gangtey / Punakha (85km – aprox 3h)
Café da manhã. Seguiremos viagem com destino a Punakha. Punakha serviu como capital do Butão e sede do governo até 1955 e ainda é a residência de inverno de Je Khenpo. O fértil vale de Punakha produz colheitas e frutas abundantes. Localizada a uma altitude de 1.300 m acima do nível do mar, Punakha desfruta de invernos amenos e é um destino popular durante todo o ano.
Chegada e visita ao Wangduephodrang Dzong.
Após o almoço, visita ao Punakha Dzong, antiga fortaleza que, além de residência oficial de inverno do chefe da ordem monástica, serve como sede administrativa para a região. Visita a Chimi Lhakhang, situado em uma colina no coração do vale e conhecido como o “templo da fertilidade”. Acredita-se que os casais que buscam conceber um filho podem receber bênçãos aqui. A trilha leva você através de campos de arroz até o charmoso povoado de Pana. Explorar a vila perto do templo oferece vislumbres únicos da vida cotidiana e das tradições dos moradores locais.
Retorno ao hotel. Hospedagem em Punakha (a 1.300m).
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
7º Dia – Punakha
Café da manhã. Faremos uma caminhada panorâmica que leva ao majestoso Khamsum Yuelley Namgel Chorten (aprox. 2h). Esta notável estrutura foi erguida com a intenção de dissipar energias negativas e promover a paz, a estabilidade e a harmonia num mundo marcado por constantes mudanças.
Em seguida, passeie pela Ponte Suspensa de Punakha, graciosamente suspensa sobre as águas correntes do rio Mo Chhu. Uma maravilha da engenharia, esta ponte proporciona uma experiência emocionante aos visitantes. Com bandeiras de oração tremulando ao vento e o rugido do rio abaixo, cruzar esta ponte proporciona uma mistura emocionante de beleza natural e significado cultural.
Após o almoço, visitaremos a aldeia de Talo. Talo Sangnacholing Dzong foi construído em um planalto e tem uma vista majestosa das aldeias vizinhas. Tempo livre para que você possa conhecer as famílias locais e vivenciar a vida rural do Butão.
No final da tarde, visita ao Instituto Budista Nalanda, uma escola monástica onde poderemos apreciar a cerimônia de oração e interagir com os monges. Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
8º Dia – Punakha / Paro (125km – aprox 4h)
Café da manhã no hotel. Seguiremos viagem com destino a Paro. No caminho visita ao Simtokha Dzong, conhecido como o primeiro dzong do país.
Ao chegar em Paro, você fará o check-in em seu hotel.
O vale de Paro é o lar de muitos dos templos e mosteiros mais antigos do Butão, do Museu Nacional e do único aeroporto internacional do país. Paro também é conhecido por ser um dos vales mais férteis do Reino, produzindo o famoso arroz vermelho cultivado localmente em seus terraços.
À tarde visitaremos Ta Dzong, que abriga o Museu Nacional. O museu possui uma extensa coleção que inclui pinturas antigas de thangkha, tecidos, armas e armaduras, artefatos domésticos e uma grande variedade de tesouros naturais e históricos.
Em seguida faremos uma curta caminhada pela trilha que leva a Rinpung Dzong, também conhecida como Paro Dzong, que significa “fortaleza do monte de joias”. Visita à uma fazenda butanesa, conhecida por suas cores vibrantes, decorações complexas e métodos tradicionais de construção onde teremos a oportunidade de experimentar o tiro com arco, o esporte nacional do Butão.
Retorno ao hotel. Hospedagem (2.280m).
Refeição incluída: café da manhã e jantar.
9º Dia – Paro
Café da manhã no hotel. Faremos a tão esperada visita ao renomado Mosteiro Taktshang, também conhecido como Ninho do Tigre, que envolve uma caminhada de aproximadamente 5 horas de ida e volta.
Este mosteiro é um dos mais famosos do Butão, agarrado à encosta de um penhasco. Segundo a lenda, Guru Rinpoche chegou aqui montado em uma tigresa e meditou neste local sagrado, daí o seu nome 'Ninho do Tigre'. Reconhecido como um dos lugares mais sagrados é uma visita obrigatória para todos os butaneses pelo menos uma vez na vida.
Tempo livre para descanso.
No final da tarde, visita ao Drukgyel Dzong. E no retorno a Paro, faremos uma parada em Kyichu Lhakhang, um dos 108 templos construídos no Himalaia pelo rei tibetano Songtsen Gampo.
Retorno ao hotel e hospedagem.
Refeição incluída: café da manhã e jantar
10º Dia – Paro/Kathmandu
Café da manhã no hotel. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto de Paro para embarque em voo com destino a Katmandu (voo não incluído). Chegada, traslado ao hotel e hospedagem.
À tarde, sápida para visitar Patan, conhecida como a cidade das belas artes, cercada por 4 estupas que dizem ter sido construídas no século III dC. Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeição incluída: café da manhã.
11º Dia – Kathmandu / ...
Café da manhã no hotel. Dia livre. Check-out até às 12h00. Em horário determinado, traslado ao aeroporto. Fim dos nossos serviços.
Refeição incluída: café da manhã.