Plural, multicultural e despretensiosa: assim é Berlim, a capital da Alemanha. No verão, a vida dos habitantes costuma fluir entre passeios de bicicleta, caminhadas em parques e visitas a galerias de arte. Por isso, pode ser uma ideia deliciosa entrar nesse ritmo! Há passeios para todos os tipos de viajante: inúmeros e diversificados restaurantes, feiras de antiguidade que acontecem nos fins de semana nos parques e longas e deliciosas visitas à Ilha dos Museus e à East Side Gallery.
Um dos monumentos mais famosos da cidade é o Portão de Brandemburgo, que representa a Alemanha unida e foi erguido em 1791 para celebrar as vitórias bélicas prussianas. Berlim ainda guarda vestígios da época em que era dividida, durante a Segunda Guerra Mundial. O belo parlamento alemão, Reichstag, é parada obrigatória para os apaixonados por história: uma de suas paredes ainda apresenta pichações de soldados russos. Nas proximidades do parlamento fica o Memorial do Holocausto. No local onde ficava a sede da polícia secreta hoje encontra-se o museu Topografia do Terror, lá estão registrados os horrores praticados pelos nazistas.
A cidade de Frankfurt, centro financeiro e comercial da Alemanha, é marcada pelos contrastes entre o moderno e o histórico. No centro histórico, as construções são datadas dos séculos XV a XVIII; ao mesmo tempo, a cidade é conhecida por abrigar o maior número de arranha-céus da Alemanha. Berço de Goethe, Frankfurt abriga pontos culturais interessantes, como o Staedel Museum, com um belo acervo de arte moderna e impressionista, e o German Film Museum, repleto de instalações interativas para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o cinema alemão.
Nos arredores de Frankfurt há muito o que visitar. Como Heidelberg, cidade universitária mais antiga da Alemanha e famosa pelo castelo que marca seu skyline. Já os amantes da natureza vão adorar esticar o passeio até a belíssima Floresta Negra e percorrer suas trilhas em meio aos bosques de pinheiros.
Com ares de cidade do interior, Munique é a capital do estado da Baviera. Organizada, segura e charmosa, ganhou fama mundo afora porque abriga a Oktoberfest, tradicional festa da cerveja que acontece sempre no fim de setembro. Quer uma dica? Aproveitar os dias ensolarados e beberique uma caneca de cerveja em um dos vários biergarten espalhados pela cidade. Prost!
Nas proximidades da capital da Baviera fica Neuschwanstein, castelo que parece ter saído de um conto de fadas e inspirou Walt Disney na criação do castelo da Cinderela. Construído em 1886 pelo rei Luís II da Baviera, o lugar servia como um refúgio de fantasia para o monarca: vale a pena mergulhar nesse mundo encantado!
Prepare-se para belas paisagens da Rota Romântica! A travessia se estende por quase 400 km de estrada, de Würzburg a Füssen, e passa por cidades medievais, vinhedos, castelos e parques eólicos que mais parecem cenário dos conhecidos contos de fadas alemães. A região do Lago Constança (rodeado por três países!) também é imperdível: em uma viagem até Lindau, uma pequena ilha do lago, você terá uma vista inesquecível.
Para fechar o roteiro com chave de ouro, a Alemanha ainda é famosa pela pureza de suas cervejas, com receitas centenárias, sendo destino dos sonhos dos apreciadores da bebida. A culinária também apresenta regionalismos: você descobrirá, por exemplo, que cada região da Alemanha tem um tipo típico de linguiça. Delicie-se!
Mais informações sobre a Alemanha:
Moeda: Euro (EUR)
Idioma: Alemão
Melhor época para visitar: É possível visitar a Alemanha o ano todo, porém recomendamos de maio a setembro (de meados da primavera a meados do outono), quando o clima é ameno e perfeito para passeios externos.