Sede da Otan e do parlamento europeu, Bruxelas é repleta de lugares famosos, como a Catedral de São Miguel e Santa Gudula, a prefeitura e a Praça da Justiça. Mas o lugar mais famoso e animado da cidade é a Grande Praça, considerada uma das mais belas do mundo e com status de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco. E como não poderia deixar de ser, Bruxelas também é dona de um rico acervo cultural. Não deixe de visitar o Musées Royaux des Beaux Arts. Lá, você encontrará uma coleção de obras de artistas surrealistas do século 20 e um acervo com criações de artistas flamencos, como Bosch.
Recortada por seus canais, Gante é uma cidade charmosa, com museus, monumentos e locais históricos que valem a pena conhecer. No centro, o destaque fica por conta das igrejas de São Nicolau, de São Miguel e da Catedral de São Bavo, que abriga famosas obras de arte, como a Vocação de São Bavo, de Rubens, e o políptico dos irmãos Van Eyck, A Adoração do Cordeiro Místico. O Castelo de Gravensteen também está aberto à visitação e um passeio por ali é uma oportunidade para quem deseja mergulhar um pouco mais fundo nos temas da Idade Média.
Que tal uma esticadinha a Bruges, capital da província de Flandres Ocidental? A encantadora cidadela é famosa por causa do seu centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade e, assim como Gante, é cortada por canais (faça um delicioso passeio de barco!). É uma cidadezinha medieval com pontos turísticos de respeito, como a Igreja de Santa Ana e do Sangue Sagrado e a prefeitura, um bom exemplo de palácio renascentista.
A Antuérpia é famosa por seu mercado de diamantes e por seu porto, o segundo maior da Europa. Combina símbolos tradicionais com elementos modernos que fizeram dela um local de referência quando o assunto é design, vida noturna e fusão multicultural. A Antuérpia, aliás, é a capital da moda na Bélgica. Por isso, uma visita ao Momu, museu dedicado ao tema, é para lá de recomendada. Também não deixe de visitar a Catedral de Nossa Senhora, a praça principal e a prefeitura. Amantes das belas artes irão adorar conhecer a casa onde Rubens, grande pintor barroco do século 17, viveu. E, claro, para a experiência ficar ainda mais completa, não deixe de curtir a vibrante vida cultural da cidade, experimentar a renomada cerveja belga e provar os famosos waffles!
Mais informações sobre a Bélgica:
Moeda: Euro (EUR)
Idioma: Flamenco, francês e alemão
Melhor época para visitar: Durante julho e agosto, auge do verão europeu, quando o clima é agradável, é possível fazer inúmeras atividades outdoor. Muitos festivais também acontecem nesse período. Em maio, junho e setembro, a temperatura é mais fresca e os pontos turísticos ficam menos lotados. Durante os meses frios, de outubro a março, o clima é gelado e úmido. No entanto, é a época do Carnaval na cidade de Lent, festival declarado Patrimônio da Humanidade.