A viagem geralmente começa por Zagreb, maior cidade do país e metrópole que, com bela maestria, incorporou aspectos da vida moderna enquanto conserva o espírito de épocas passadas. Vestígios do império austro-húngaro, assim como do período medieval, podem ser facilmente avistados em um tranquilo passeio pela cidade. Entre os principais resquícios da Idade Média e com referências góticas e barrocas está a Catedral de Santo Estevão, do século 13.
Zagreb ainda está assentada sobre as cidades de Gradec e Kaptol. A primeira, foi um antigo povoado real fortificado contra os ataques dos tártaros no século 13 e ainda hoje conserva algumas de suas muralhas medievais. Kaptol, por sua vez, era um antigo assentamento religioso e, entre os seus destaques, está o Palácio Episcopal.
Na cidade portuária de Split, o destaque é Palácio do Imperador Diocleciano, construído em pedra branca e que abriga ruínas arqueológicas interessantes, como o Templo de Júpiter. Declarado patrimônio da humanidade pela Unesco, mais de três mil pessoas ainda vivem dentro dos seus portais. A dica é aproveitar as horas livres para passear pela marina, repleta de charmosos cafés e restaurantes de frutos de mar. É de Split, aliás, que saem muitos cruzeiros pelo mar Adriático.
Dubrovnik é a cidade mais visitada da Croácia - e não por acaso! Fundada no ano 600 pelos gregos, possui ruas e praças pavimentadas de mármore. É uma delícia percorrer a pé o centro antigo amuralhado, com suas belas e charmosas ruas, praças, fontes e monumentos. Com mais de dois mil metros de muralhas ao redor do centro antigo, a cidade está listada como patrimônio da humanidade pela Unesco. É, sim, um deleite para os olhos!
O melhor do verão europeu definitivamente está em Hvar. Com belas praias, a cidade fica disputadíssima nos meses de julho e agosto. Além das belezas naturais, a magia do lugar também está em sua história: por ali, passaram civilizações como gregos, bizantinos e romanos. O belo centro de Hvar é formado pela Praça Trg Svetog Stjepana e pela catedral, uma impressionante construção do século 16.
Plitvice é outro destino famoso e listado como patrimônio da humanidade. O verde esmeralda dos 16 lagos e cachoeiras naturais de diferentes tamanhos do Parque impressiona qualquer viajante pela beleza exuberante.
Mais informações sobre a Croácia:
Moeda: Kuna croata (HRK)
Idioma: Croata
Melhor época para visitar: De junho a setembro, durante o verão. No auge da estação, em julho e agosto, é necessário reservar com antecedência.