O passeio começa em Ljubljana (ou Liubliana, em português) no coração da Eslovênia. Em 2016 a cidade recebeu o título de Capital Verde da Europa - e só por aí já é possível ter uma ideia da dedicação do país em financiar o turismo sustentável. Uma volta no centro histórico é um passeio imperdível! A catedral barroca, as três pontes e a Praça Mestni trg são os principais pontos turísticos. Em um morro a 385 metros de altura está o Castelo de Liubliana, que definitivamente não passará despercebido. Uma exibição sobre a história da Eslovênia e uma torre com vista para a cidade velha te aguardam!
Próxima parada: Bled. O lago verde esmeralda e a igreja na ilha formam um dos cenários mais famosos do país. Para complementar o ar de contos de fadas, um castelo medieval repousa sobre um penhasco e os Alpes Julianos completam o cenário. O destino é tão especial que atrai de mochileiros a casais em lua de mel.
Maribor é a segunda maior cidade da Eslovênia. Encantadora, ela ainda guarda vestígios da Idade Média, como a Torre do Julgamento, a Torre da Água e a Torre Judaica. A Catedral de Maribor, outro ponto de destaque no roteiro, foi construída no século 13 em estilo gótico.
Localizada a 30 quilômetros de Ljubljana está Kranj, outro povoado da Eslovênia que parece ter saído de um conto de fadas. A cidade é devotada ao mais famoso poeta esloveno, France Prešeren, que passou seus últimos anos de vida ali. Isso é tão verdade que todo 8 de fevereiro - dia da morte do poeta - Kranj revive o século 19 nas roupas, na música e na gastronomia. Aliás, não deixe de provar a famosa linguiça local!
Os amantes de montanhismo podem se aventurar no Monte Triglav, o ponto mais alto da Eslovênia, com 2864 metros de altitude, e conhecido como símbolo nacional - ele aparece na bandeira do país!
Postojna é casa das cavernas do Karst. A linha de trem que circula há 140 anos na caverna está conectada ao Castelo Predjama, o maior castelo em uma caverna do mundo. Durante uma hora e meia você terá uma experiência mágica durante um tour guiado entre as estalactites e estalagmites das cavernas do Karst. A caverna ainda abriga o peixe humano proteus, com aparência exótica e que pode viver até cem anos.
Às margens do Mar Adriático, Koper é uma cidade portuária que está na rota de muitos cruzeiros pelo Mediterrâneo. O ponto forte de Koper definitivamente é a arquitetura! A Catedral de Assunção, datada do século 12, foi construída em estilo romanesco e é casa de um dos sinos mais antigo da Eslovênia, datado de 1333. A cidade velha ainda remete ao clima da época veneziana, com suas ruas estreitas. E não deixe de incluir um banho de mar em uma das praias do lugar.
A pitoresca Piran é uma das cidades mais famosas da costa. Isso é facilmente explicável: o centro histórico de Piran é um dos mais conservados entre as cidades do Adriático e esse motivo certamente fará sua visita valer a pena! Aproveite para se perder nos becos estreitos, apreciar a arquitetura gótica italiana e saborear os frutos do mar em um dos vários restaurantes de Piran.
Mais informações sobre a Eslovênia:
Moeda: Euro
Idioma: Esloveno
Melhor época para viajar: Durante a primavera e verão, quando o clima é quente e os dias são longos. De dezembro a março, durante o inverno, a Eslovênia se torna o destino perfeito para os amantes de esqui.