(11) 3383-1200
(11) 96648-6021
 › 
 › 
França

Viagem para a França

A França é uma das culturas que mais dita tendências desde o século 17. Ainda hoje, o país exporta gastronomia, moda e cinema para o mundo inteiro. Isso quer dizer que não faltarão ótimos museus, bons restaurantes e belas galerias para explorar durante um simples passeio pelas ruas de Paris, nas cidades do interior francês ou até mesmo na deslumbrante Riviera Francesa.
Quando Viajar?
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Melhor época
Boa época
Época não aconselhada

A viagem começa em Paris. Em sua primeira visita na capital francesa, vale incluir um tour pelos pontos mais icônicos do lugar. Visite o Arco de Triunfo e a Avenida de Champs Élysées, procure os melhores ângulos para tirar fotos com a Torre Eiffel, encante-se com o Hotel de Ville (a prefeitura de Paris), passeie de barco pelo Rio Sena, conheça a Catedral de Notre Dame e os Jardins de Luxemburgo. Flane pelos bairros de Montparnasse, Marais, Bastille e St. Germain-des-Prés. Guarde os Museus D’Orsay e Louvre para uma visita mais demorada, com toda a atenção que eles merecem.

Pertinho de Paris também está o estonteante Palácio de Versailles, que de 1682 a 1789 foi o centro do poder do Antigo Regime na França. Outro passeio bate-volta saindo da capital francesa é o Parque Euro Disney, um programa perfeito para famílias com crianças. 

Aix-en-Provence é como um museu a céu aberto. Enquanto passeia pelas ruas da cidade, você terá a oportunidade de apreciar o excepcional patrimônio arquitetural e cultural. A cidade antiga, o cours Mirabeau, o bairro Mazarin abrigam tesouros como chafarizes, hotéis, jardins e museus. Aproveite o terraço de um café ou de um restaurante para experimentar a arte de viver à Provençal. Em Aix-en-Provence não deixe de visitar os três locais preferidos de Cézanne: a oficina do pintor, a casa de Jas de Bouffan, que serviu de inspiração para diversas obras do pintor - 36 pinturas a óleo e 17 aquarelas no total - e as pedreiras de Bibémus, que inspirou o famoso quadro “O Rochedo Vermelho“.

Outro passeio imperdível em Aix  é o Museu Granet, o seu edifício construído em 1676 abriga coleções permanentes com obras do século 14 ao século 20 das escolas francesa, flamenga, holandesa e italiana. 

Pertinho de Aix está Marselha. Fundada em 600 a.C., Marselha é considerada a cidade mais antiga da França e a segunda maior do país - perdendo apenas para Paris. Lá, não deixe de conhecer a vista panorâmica da Notre-Dame-de-La-Garde. Guarde um tempinho para descobrir os pequenos portos, penhascos, castelo e o arquipélago de Frioul. Passeie pelos mercados da cidade e reserve um horário para saborear um pastis ao pôr-do-sol no Vieux-Port. 

Na região também está Avignon (ou Avinhão, em português), uma das capitais da Cristandade da Idade Média. Toda a magnificência da cidade pode ser apreciada no Palácio do Papa, considerado o maior palácio gótico da Europa, reconhecido como o mais importante monumento do Sul da França e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O Palais du cardinal Ceccano, hoje biblioteca municipal, o Hôtel de Baroncelli com arquitetura Renascentista e a arquitetura barroca do Hôtel de la Monnaie ilustram a grandeza histórica do lugar. A Pont Saint-Bénézet sobre o rio Ródano, que começou a ser construída em 1177,  é cartão-postal de Avignon. A degustação de iguarias típicas e petiscos é um dos passeios deliciosos que você pode fazer por lá! 

Lyon é uma cidade com dois mil anos de idade. Situada entre os rios Ródano e Saône, a cidade repousa sobre as colinas Fourvière e Croix Rousse. Acredite, é uma delícia caminhar entre as traboules, tipo de passagem tradicional da cidade. Entre os highlights da visita estão os teatros romanos e os prédios de arquitetura renascentista. A vida cultural da cidade, aliás, é vibrante: há festivais de arte, ópera nacional, dança e teatros.

Quer conhecer a Riviera Francesa? A bela Nice pode ser um bom começo. A cidade é casa da Promenade des Anglais, a maior praia da Riviera com cerca de 7 quilômetros de extensão. No centro histórico está a Colina do Castelo (La colline du château, em francês), que há 300 anos abrigou uma fortaleza, mas hoje possui um parque em sua área. Dali, você poderá caminhar até a praia passando pelas ruas estreitas e com muitas casas pintadas de cores quentes, como amarelo, vermelho e laranja. O passeio ganha uma aura especial quando, no verão, as ruas ficam ganham aromas de pratos típicos do mediterrâneo e saem das cozinhas dos restaurantes que povoam as ruas com suas mesinhas. 

Sim, Nice é uma cidade de cores! O Museu Matisse e sua coleção são uma prova disso. Outro museu imperdível é o de Chagall, com cerca de 400 trabalhos do pintor. Se a sua praia é arte moderna, então visite o Mamac, Museu de Arte Moderna e Contemporânea, que expõe obras de nomes como Andy Warhol e Roy Liechtenstein.

Na Côte D’Azur, você poderá explorar esse cantinho do mundo famoso por causa dos romances e histórias de príncipes e princesas. Em Cannes, capital do cinema e do jet set europeu, o destaque fica por conta da badalada praia Croisette, com seu calçadão à beira-mar ladeado por palácios e palmeiras. Também cheias de charme, Antibes e Cap D’Antibes são antigas aldeias de pescadores que se tornaram símbolo máximo do luxo da Riviera Francesa e onde Picasso viveu durante uma importante parte da sua vida. 

Ah, St. Tropez! Encantadora, a bela e badalada cidade às margens do Mediterrâneo ficou famosa após uma visita de Brigitte Bardot. Da noite para o dia o lugar deixou de ser uma tranquila vila de pescadores e se transformou em um dos destinos preferidos do jet-set internacional.

Apreciadores de um bom vinho não podem deixar de conhecer Bordeaux! A três horas de trem da capital francesa, a cidade ficou conhecida como a “Pequena Paris“ e ostenta bela arquitetura do século 18. Não por menos, recebeu o status de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.  A cada dois anos a cidade é palco de um festival dedicado ao vinho da região, o Bordeaux Wine Festival. 

Além de wine tastings, claro, você não pode deixar de conhecer a Esplanade des Quinconces, a maior praça em centro da cidade na Europa. Inclua no roteiro O Grand Théâtre, que é também casa da Opéra National de Bordeaux;  o Rohan Palace e o Palace of the Bourse, todos com a encantadora arquitetura do século 18. E que tal um museu dedicado ao vinho? Em La Cité du Vin você poderá explorar o universo dos 90 países produtores da bebida. Para completar a visita, não deixe de incluir os mercados de alimentos no passeio. Uma experiência típica é experimentar ostras e vinho branco no Marché des Capucins.  

 

Saint-Emilion é a própria definição de charme. A região conta com diversas vinícolas e vilas com igrejas e muralhas do século 12. 

Já o Vale do Loire, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e seus castelos merecem um roteiro inteirinho dedicado a ele. Você poderá se hospedar em um castelo, andar de caiaque, passear de bicicleta ou pescar no rio Loire. Explorar as riquezas gastronômicas das sofisticadas Tours, Angers, Orléans e Samour também é uma ótima opção. Tudo isso regado ao vinho local, claro!

A Normandia é casa de alguns destinos franceses muito famosos, como o Monte St. Michel, os Jardins de Monet, as Praias do Dia D e as falésias de Etretat. Melhor: a região está localizada a apenas duas horas de Paris. Mas seria injustiça dizer que a Normandia pode ser resumida em apenas esses destinos, afinal há muito o que ver!  Não faltam rotas gastronômicas ou circuitos ligados à Segunda Guerra Mundial, para os amantes de história. Sem falar da arquitetura encantadora, dos mercados, festivais, dos museus e dos châteaux...

O destaque claramente fica com o Monte St. Michel, que habita o sonho de muitos viajantes. Não é por menos: o monte é o lugar turístico mais freqüentado da Normandia e o segundo mais freqüentado da França, perdendo apenas para Paris. A história relata que um bispo fundou um santuário em 708 no Mont-Tombe (antigo nome do monte Saint-Michel), após três aparições do arcanjo São Miguel. A igreja em homenagem ao anjo foi consagrada um ano depois e desde então nunca deixou de atrair visitantes e peregrinos do mundo inteiro. Na Normandia também não faltam cidades charmosas como Deauville e Trouville-sur-Mer, onde é possível praticar esportes como equitação, golfe e vela. 

Champagne, claro, é o destino perfeito para os amantes da bebida. A região abriga cidades como Albe, com sua cidade medieval e aldeias com vistas às adegas do século 12. Você poderá provar a bebida em empresas familiares que são mantidas com grande paixão por pequenos viticultores. Quer experiência mais especial que essa?

E quando o assunto é gastronomia, Borgonha é famosa por ser terra da mostarda de Dijon. A importância é tanta que a mostarda é considerada patrimônio cultural pela Unesco! A fama vai além e a região é mundialmente conhecida por sua alta gastronomia, com seus queijos e vinhos - Pinot noir e chardonnay são as principais castas que resumem os vinhos da região. Mas a beleza de Borgonha vai além. Dijon foi capital do poderoso ducado de Borgonha no final da Idade Média e possui patrimônio histórico muitíssimo bem preservado. Sete museus contam a história desse passado com duques. 

Enfim, a França é um destino para a vida inteira!

Mais informações sobre França: 
Moeda: Euro (EUR)
Idioma: Francês
Melhor época para visitar: Os melhores meses do ano para se visitar a França são maio, junho, julho e setembro. Em agosto, as temperaturas são mais agradáveis do que no inverno, mas o calor pode chegar a ser excessivo. Agosto também é o mês de maior fluxo de turistas. Em abril e outubro faz frio, mas não a ponto de estragar a viagem. Em março e novembro, o frio é maior, porém é quando a passagem é mais barata.  O inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) é bem mais frio. Nesse período, os dias são curtos: amanhece tarde, escurece cedo e muitas atrações abrem em horários restritos. 

POR QUE VIAJAR PARA
FRANÇA?
•  É o destino dos sonhos para amantes de vinho e alta gastronomia
•  Algumas cidades são museus a céu aberto
•  Ótimas opções de compras para quem ama moda
•  No inverno, é possível praticar ski
•  Há badaladas praias para curtir o melhor do verão europeu
•  Os vinhos e queijos já valem a viagem
Solicite um
Orçamento
e viaje para França!
Conheça os melhores roteiros para França
Glamourosa França (De Paris a Nice)
14 dias / 12 noites
Transporte: Terrestre
Visitando: Paris, Dijon , Lyon , Nice , Aix-en-Provence
Um circuito completo com o melhor da França, conhecendo em profundidade a capital Paris, adentrando por ci... [mais detalhes]
© Raidho Viagens 2019 - Todos os direitos reservados
sites • lojas virtuais • sistemas