A capital da Irlanda é famosa por sua vibrante vida cultural. Mas Dublin agrada todo tipo de viajante: também é o destino certo para quem aprecia construções históricas e a natureza. A maior prova disso é a Dubline Trail, um caminho pelo centro da cidade que guarda tesouros da história do país. Essa trilha também percorre trechos da Slige Mhór, uma estrada antiga que cruzava a Irlanda.
O caminho começa na parte norte da cidade, em Parnall Square, onde você terá a chance de apreciar belos prédios de arquitetura georgiana. O caminho ainda passa pela Trinity College, fundado em 1592 por Isabel I, o lugar abriga uma biblioteca com mais de vinte mil manuscritos. Para regar o passeio com estilo, vá até a Guinness Storehouse e deguste a cerveja negra. Um passeio pela região do Temple Bar, com vários pubs e restaurantes tradicionais, também pode ser uma boa ideia.
A partir da costa de Dublin também é possível partir rumo a diversas day trips rumo aos pequenos vilarejos, com belas trilhas e paredões. Também é o passeio perfeito para os apreciadores de frutos do mar ou quem gosta de conhecer belos castelos.
No caminho para Galway, do outro lado da costa, está Kilbeggan, cidade que abriga a famosa destilaria de uísque construída em 1757 e considerada a mais antiga do mundo. O lugar está no caminho entre Dublin e Galway. A próxima parada é em Clonmacnoise, onde está localizado o primeiro mosteiro cristão da Irlanda. Construído por volta do século 6 às margens do Rio Shannon, ali é possível observar ruínas de uma catedral, sete igrejas, duas torres redondas, cruzes celtas e sepulturas.
Chegando em Galway você ficará encantado com a variedade de museus, restaurantes e galerias de arte. Assim como Dublin, a vida cultural da cidade é contagiante! Entre os tradicionais passeios estão a ida a uma joalheria celta da cidade. Ali, o Claddagh Ring, um anel que consiste em duas mãos segurando um coração com coroa, tem feito sucesso para presentear a amada em noivados. A história do anel remonta quando Galway ainda era uma vila de pescadores e, acredite, escolheu o próprio rei. Parece incrível, não? Então, é hora de uma pausa em um dos tradicionais cafés da cidade e, quem sabe, experimentar uma fatia do delicioso queijo irlandês produzido nas fazendas da região. A Igreja St Nicholas’s Collegiate, construída em 1320, também é imperdível! Dizem que Cristóvão Colombo rezou ali antes da viagem que descobriu as Américas.
Pertinho de Galway está Connemara, uma região das regiões mais belas da Irlanda. O lugar é famoso por causa dos penhascos de Moher.
Kilkenny é outro destino de viagem especial na Irlanda. É lá que está um castelo do século 12 que foi vendido por £50 em 1967. A pequena cidade medieval de Kilkenny, apelidada como a “Cidade de Mármore”, também guarda tesouros como a Catedral de St. Canice, segunda maior do país, com sua imponente arquitetura gótica.
Prepare-se para as belas paisagens de Kerry. As montanhas, os vales e lagos compõem um cenário maravilhoso. Por isso, o destaque fica por conta do passeio ao longo da costa da Península Iveragh, nas aldeias Killorglin, Cahirciveen, Waterville e o povoado de Sneem.
Em Kylemore está a encantadora Abadia de Kylemore. O castelo foi construído no final do século 19 e conta uma história interessante: foi construído por um político, Mitchell Henry MP, para a sua amada Margareth. Desde 1920, o lugar tem sido habitado por freiras beneditinas. Nesse cantinho especial da Irlanda você poderá ter bons momentos no bosque, apreciar a paisagem e visitar os jardins murados.
É apaixonado por trilhas? Então inclua no roteiro uma visita à Croagh Patrick, uma montanha considerada sagrada, sítio arqueológico e com vista para a Baía de Clew.
Mais informações sobre a Irlanda:
Moeda: Euro
Idioma: Inglês
Melhor época para visitar: O clima pode ser imprevisível, mas raramente ele é extremo. Não existe uma época perfeita para viajar na Irlanda. Os meses de verão são alta temporada, com longas tardes de sol, parques floridos e refeições ao ar livre em cafés. O outono e a primavera são ótimos períodos para conhecer o país porque as atrações não estão tão cheias e as paisagens ganham tons dourados. O clima da Irlanda é mais chuvoso e com mais dias nublados.