A jornada geralmente começa por Lisboa, capital do país ibérico que guarda em cada um de seus bairros históricos certo ar de aldeia. No bairro de Belém, por exemplo, você encontrará monumentos alusivos à época dos Descobrimentos Marítimos. Ali, aprecie a Torre de Belém, ícone de Lisboa, e o Monumento dos Descobrimentos. Logo depois, vá à igreja Santa Maria Belém, no Mosteiro dos Jerônimos, obra-prima de estilo e onde estão os túmulos de Vasco da Gama e Camões. O magnífico mosteiro, aliás, começou a ser construído em 1502 e em 1983 foi classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Também vale uma visita ao Museu Nacional dos Coches, que contém uma das mais importantes e ricas coleções de coches do mundo.
Passeie tranquilamente pelo antigo bairro de Alfama. Conheça a Praça do Comércio, passe pelo Rossio (Praça Dom Pedro IV) e suba a Avenida da Liberdade, a “boulevard” lisboeta, até ao Marquês de Pombal. Do alto de um dos miradouros de Alfama, você ficará impressionado com o belo mosaico de cores formado pelas casinhas coloridas do bairro. Os famosos azulejos que deram fama ao país certamente não passarão despercebidos durante um passeio pelas ruelas do bairro. Alfama é definitivamente um encantador pedacinho de Lisboa!
Próxima parada: Cascais! Se você procura um destino que combine glamour, natureza e tranquilidade, Cascais é o seu lugar. A bela costa e o parque atraem turistas que procuram campos de golfe rodeados de natureza selvagem, surfe e passeios de veleiro. Ali, destaca-se a Cidadela de Cascais, um complexo que abriga o Forte de Nossa Senhora da Luz e a Torre de Santo António de Cascais na margem direita do rio Tejo.
A cidade de Sintra é casa do Palácio da Pena, um dos mais bonitos de Portugal. Implantado na serra de Sintra, o lugar é fruto do gênio criativo de D. Fernando II e é expoente máximo do romantismo do século 19 em Portugal, com referências arquitetônicas de influência manuelina e mourisca. Os jardins do Palácio da Pena ainda abrigam mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo.
E se Sintra tem um palácio como símbolo, Coimbra abriga a Biblioteca da antiga Universidade. A instituição foi fundada em 1290 pelo rei Dionísio um século depois da fundação do país. A Universidade de Coimbra, aliás, é a mais antiga do país!
A aura de encantamento chega ao ápice em Porto. A bela cidade também conhecida como a “Cidade Invicta” ficou famosa mundo afora após exportar o célebre vinho fortificado de uvas tintas. Por isso, um passeio que não pode faltar no roteiro é uma visita a uma das históricas Caves de Vinho do Porto com direito a degustação.
Fátima é um destino que ficou famoso a partir do acontecimento das aparições de Fátima, no início do século 20. O lugar acabou se transformou em um dos maiores centros do culto mariano em Portugal. Lá é possível visitar o Santuário construído no lugar da primeira aparição da santa, em 1917, e a casa onde viveram os pastorinhos videntes na aldeia de Aljustrel.
A Ilha da Madeira, também chamada de pérola do Atlântico, é famosa pelo clima ameno. Ainda pouco explorada por turistas brasileiros, o lugar conta com tradicionais vilas, belas igrejas, muitas trilhas em meio à natureza, as florestas e flores subtropicais e as vistas espetaculares. Do alto do Mirante da Eira do Serrado você terá uma noção da exuberância natural do lugar.
E se você procura por belíssimas praias, certamente não pode deixar de conhecer o Algarve. Essa região ao sul de Portugal conta com paisagens naturais impressionantes, formada por penhascos e enseadas. Por ali, estão algumas das praias mais bonitas da Europa, além de campos de golfe, castelos, aldeias de pescadores e ruínas romanas.
No inverno, a neve toma conta da Serra da Estrela e o lugar se torna um dos principais destinos por conta de sua estação de esqui. De quebra, o lugar ainda esbanja charme por conta de seus pequenos povoados e rebanhos de ovelha.
Portugal ainda possui representantes de peso na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Estão listados os centros históricos do Porto, Angra do Heroísmo, Guimarães, Évora e Sintra, além de monumentos em Lisboa, Tomar, Batalha e Alcobaça, gravuras paleolíticas do Rio Côa, a floresta Laurissilva da ilha da Madeira e as paisagens da Ilha do Pico e do Rio Douro. Quer saber? Motivos não faltam para visitar Portugal na sua próxima viagem!
Mais informações sobre Portugal:
Moeda: Euro (EUR)
Idioma: Português
Melhor época para visitar: Em geral, o clima tende a ser temperado durante todo o ano, com verões longos e quentes, primaveras e outonos amenos e invernos relativamente suaves, embora as temperaturas e condições climáticas sejam marcadas por diferenças locais.