As ruas de Moscou, capital da Rússia, são recheadas de história e beleza. A Praça Vermelha ficou famosa pelos desfiles de militares soviéticos. Já a Catedral de São Basílio, erguida entre os anos de 1555 e 1561, é parte do Kremlin e da Praça Vermelha e impressiona pela arquitetura colorida sem igual - esse talvez seja o cartão-postal mais famoso da cidade. O complexo amuralhado do Kremlin, que hoje funciona como residência oficial do presidente da Federação Russa, foi construído há cinco séculos e desde então serviu como lar de czares russos. Por causa da sua importância histórica ganhou status de Patrimônio Mundial da Unesco.
Moscou também é casa do Teatro Bolshoi, um edifício histórico que abriga espetáculos de teatro e balé. O lugar é sede da Academia de Balé Bolshoi, uma das mais antigas do mundo. Por isso, vale a pena incluir no roteiro um espetáculo inesquecível do Bolshoi.
Museus, é claro, não faltam em Moscou. A Casa de Armas do Kremlin abriga coleções com armas históricas, metais preciosos trabalhados artisticamente, objetos de uso cotidiano e utensílios da igreja, pertencentes antigamente à corte dos czares ou aos palácios, às igrejas e aosmosteiros do Kremlin. Há ainda uma exposição permanente intitulada Fundo dos Diamantes com joias que foram de czares, além de coroas, cedros e peças com diamantes lapidados.
Em São Petersburgo, cidade construída pelo czar Pedro, O Grande à margem do rio Neva e da Fortaleza de São Pedro e São Paulo, também não faltam atividades culturais - não à toa, a cidade é conhecida como a capital cultural do país. Vale a pena visitar o Museu Hermitage, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, assim como a interior da Catedral de São Isaac. No centro histórico de São Petersburgo, é possível conhecer locais considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, como a área intitulada Veneza do Norte, com 42 ilhas e seus inúmeros canais e mais de 400 pontes construída por Pedro, O Grande.
As cidades da rota batizada como Anel de Ouro são um tesouro para os amantes de história. Formada por oito cidades, entre elas Suzdal, Vladimir, Kostroma e Zagorsk, o roteiro turístico tem imenso valor arquitetônico e artístico e exibe indiscutíveis belezas naturais. O círculo formado pelas cidades, na verdade, formavam o Ducado de Vladimir.
A cidade de Vladimir foi fundada em 1108 por Wladimir I e, em meados do século 13, era a capital medieval. Ainda hoje, o lugar conserva duas catedrais do período, consideradas as mais perfeitas realizações da arquitetura medieval russa. Ali também está a Porta de Ferro, construção com dupla função de fortaleza e arco do triunfo. A cidade de Suzdal, por sua vez, foi sede de um principado na Idade Média e atualmente guarda joias como o belo Kremlin, inúmeras igrejas e mosteiros, o Museu da Arquitetura de Madeira e a Praça do Mercado.
Os mais aventureiros podem viajar de trem pela Transiberiana, ferrovia que cruza dimensões continentais e que liga a Rússia ocidental à oriental. São mais de 9 mil quilômetros, oito fusos horários e muitas cidades a serem descobertas no trecho. É viagem para uma vida toda!
Mais informações sobre a Rússia:
Moeda: Rublo russo (RUB)
Idioma: Russo
Melhor época para visitar: De junho a setembro, quando o clima é quente. No começo do outono e no fim da primavera, o clima é ameno e há menos turistas. No inverno, as temperaturas são baixas e faz muito frio.