Estocolmo, a capital, é mais uma das cidades espalhadas pelo mundo que ganha o apelido de "Veneza do Norte". Não por acaso: Estocolmo está assentada sobre 14 ilhas unidas entre si por belas pontes - o que também garante o simpático apelido de “Rainha das Águas”. A cidade é rica em museus e conserva um charmoso centro histórico. Mais: Estocolmo é considerada uma das cidades mais habitáveis do mundo, e chama a atenção por sua limpeza e organização.
No roteiro de qualquer viajante que visita Estocolmo um dos highlights é o histórico bairro de Gamla Stan. O lugar é um marco fundamental na história da cidade: é onde Estocolmo foi fundada em 1252 e um dos centros históricos medievais mais bem preservados da Europa. Por ali, além de lojas de artesanato, há belas igrejas e museus, como a Catedral de Estocolmo e o Museu Nobel. É bom lembrar: o prêmio Nobel é sempre entregue em Estocolmo!
Uma das atrações mais populares de Gamla Stan, no entanto, é o impressionante Palácio Real, com mais de 600 cômodos e considerado um dos maiores palácios do mundo. Estocolmo é uma cidade de superlativos! E, para quem deseja se aprofundar um pouquinho mais sobre a história dos vikings, há o Army Museum, com brilhantes exibições sobre as guerras da Suécia durante o período em que o país era um campo de batalha.
Segunda maior cidade da Suécia, Gotemburgo é o destino certo para quem busca vida cultural agitada, além de ótimos restaurantes, bares e museus. O destaque fica por conta do museu Universum, dedicado às ciências, e o museu de belas-artes Konstmuseet.
Curiosamente, Halmstad foi uma cidade dinamarquesa até 1645 e funcionava como uma importante barreira fortificada. Entre as atrações medievais, está a igreja St. Nikolai Kyrka, datada do século 14. Halmstad ainda está próxima das mais famosas praias suecas, com bons restaurantes e bares para passar o verão.
Malmö, a terceira maior cidade sueca, também é casa de museus interessantes, como o Moderna Museet e Malmö Konsthall. Pela proximidade, pode ainda ser uma boa ideia dar uma esticadinha no passeio na bela vizinha dinamarquesa Copenhague.
Quem é apaixonado por culturas exóticas, irá amar conhecer o círculo polar ártico, terra do povo nativo saami, também conhecido como lapões. Trata-se de um povo indígena que habita a Lapônia (região no norte da Escandinávia que abrange território da Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa). Os lapões lembram muito os esquimós norte-americanos e tem uma cultura própria e distinta das outras culturas nórdicas. A fauna do lugar, com seus lobos, renas e ursos, também é uma atração à parte. O congelante Ice Hotel, em Jukkasjärvi, também já virou uma atração turística conhecida
Mais informações sobre Suécia:
Moeda: Coroa Sueca (SEK)
Idioma: Sueco
Melhor época para visitar: A Suécia é um dos países mais frios do mundo. A melhor época para visitar é entre maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas.