Descubra a beleza e a história dos Balcãs em uma jornada de 19 dias por algumas das cidades mais fascinantes da região. Começando em Liubliana, na Eslovênia, e passando por destinos como Bled, Zagreb, Split, Dubrovnik, Kotor, Budva, Shkoder, Tirana, Ohrid, Skopje, Belgrado e muitos outros, este roteiro oferece uma mistura única de cultura, história e paisagens deslumbrantes. Explore castelos antigos, cidades muradas, parques nacionais e praias deslumbrantes enquanto mergulha na rica herança dos Balcãs. Prepare-se para uma viagem inesquecível por uma das regiões mais fascinantes da Europa.
1º Dia – Quarta-feira – ... / Ljubljana
Chegada do aeroporto de Veneza (aprox. 2h30 de viagem) ou Ljublana, recepção e traslado ao hotel.
Hospedagem a partir das 14h00 (check-in). Restante do dia livre para atividades pessoais. Hospedagem por 2noites.
Liubliana é a capital e a maior cidade da Eslovênia. É conhecida pela sua população acadêmica e pelos espaços verdes, incluindo o extenso Parque Tivoli. O rio Ljubljanica, em forma de curva e ladeado de cafés exteriores, divide a cidade velha do centro comercial. Liubliana tem vários museus, incluindo o Museu Nacional da Eslovénia, que possui exposições históricas, e o Museu de Arte Moderna, que alberga pinturas e esculturas eslovenas do século XX.
2º Dia – Quinta-feira – Ljubljana / Bled / Ljubljana
Após o café da manhã, saída para um dos lugares mais lindos do país, Bled, a lindíssima vila digna de cartão postal, junto a um lago e ao castelo medieval. Passeio de barco pelo lago de Bled visitando a ilhota e a igreja. Retorno a Liubljana. À tarde, saída passeio a pé pela pequena capital da Eslovênia, passando pela catedral barroca, “três pontes” e a Praça Mestni trg. Tempo livre para aproveitar essa charmosa cidade. Hospedagem.
3º Dia – Sexta-feira – Ljubljana / Postojna / Zagreb
Após o café da manhã, saída com destino a Zagreb. No caminho visitaremos as cavernas de Postojna com 20km de galerias. Chegada à capital da Croácia, Zagreb e hospedagem por 2noites.
As Cavernas de Postojna, na Eslovênia, são um incrível sistema de cavernas subterrâneas, famosas por suas formações rochosas únicas e vida selvagem. Os visitantes podem explorar parte das cavernas em um passeio de trem e a pé, admirando estalactites e estalagmites espetaculares. É uma atração turística imperdível para quem visita a região.
4º Dia – Sábado – Zagreb
Após o café da manhã, saída para passeio pela cidade, incluindo o centro histórico “Gornji Grad” com sua famosa Catedral do século XIII, a igreja de São Marcos e a Praça do Rei Tomislav. Tarde livre para atividades pessoais. Hospedagem.
O centro histórico de Zagreb, conhecido como Gornji Grad, é uma parte encantadora da cidade, repleta de ruas de paralelepípedos, edifícios históricos e igrejas antigas. Aqui, os visitantes podem explorar a Catedral de Zagreb, com sua arquitetura gótica impressionante, e a Igreja de São Marcos, com seu telhado colorido. O bairro também oferece uma variedade de lojas, restaurantes e cafés tradicionais, proporcionando uma autêntica experiência croata.
5º Dia – Domingo – Zagreb / Lagos de Plitvice / Split
Após café da manhã, passeio no Parque Nacional de Plitvice, declarado Patrimônio Universal pela UNESCO, e que possui uma beleza natural indescritível, com cascatas, rios e inúmeros lagos donos de águas em diversos tons.
Passearemos por seus caminhos e apanharemos os barcos que surcam as águas verdes destes lagos. Continuação até Split. Chegada e hospedagem por 3noites.
Há muitos restaurantes ao longo da Riva e nas ruas estreitas do centro histórico de Split, onde você pode saborear pratos da culinária croata enquanto aprecia a vista para o mar. O Palácio de Diocleciano é ainda mais impressionante à noite, quando é iluminado e muitas vezes há apresentações culturais acontecendo em seu interior.
6º Dia – Segunda-feira – Split
Após o café da manhã, saída para visitar a cidade de Split, que também forma parte do Patrimônio Universal pela UNESCO, com seu Palácio Diocleciano, fechado no século III e reformado na Idade Média, a Catedral de San Duje, patrono de Split, e o templo de Júpiter (exterior). Restante do dia livre. Hospedagem.
Split é uma cidade costeira da Croácia conhecida por seu centro histórico bem preservado e por abrigar o Palácio de Diocleciano, uma impressionante estrutura romana do século IV. O palácio é uma das atrações mais famosas de Split, com seus pátios, torres, templos e porções residenciais que foram transformadas ao longo dos séculos em casas, lojas, restaurantes e igrejas. A Riva é o calçadão à beira-mar de Split, perfeito para um passeio tranquilo enquanto o sol se põe. Você pode desfrutar das vistas para o mar e observar as pessoas enquanto passeia.
7º Dia – Terça-feira – Split
Café da manhã. Dia livre para atividades independentes.
SUGESTÃO: Consulte-nos para realizar um passeio para conhecer a badalada ilha de Hvar.
Hvar, uma das ilhas mais famosas da Croácia, é conhecida por suas praias deslumbrantes, vida noturna animada e arquitetura histórica. A cidade de Hvar, com seu charmoso centro histórico e fortaleza medieval, oferece uma atmosfera encantadora para os visitantes.
8º Dia – Quarta-feira – Split / Dubrovnik
Após o café da manhã, viagem com destino a Dubrovnik, seguindo a costa croata com espetaculares paisagens de ilhas no mar. Chegada a Dubrovnik, a cidade conhecida como “A Pérola do Adriático”. Esta antiga cidade é Patrimônio
Universal da UNESCO. Visitaremos a Catedral e o Monastério Franciscano com a farmácia mais antiga do mundo. Hospedagem por 2 noites.
Dubrovnik é conhecida por sua impressionante cidade murada, que remonta ao século XVI e é considerada uma das mais bem preservadas da Europa. As muralhas se estendem por aproximadamente 2 km ao redor do centro histórico da cidade, oferecendo vistas panorâmicas do Mar Adriático e dos telhados de terracota da cidade. Ao longo das muralhas, os visitantes podem explorar torres de vigia, fortificações e pontos de observação, além de passar por belos edifícios históricos, como o Mosteiro Franciscano e a Catedral de Dubrovnik. As muralhas de Dubrovnik são um marco icônico da cidade e uma visita obrigatória para quem viaja para a região.
9º Dia – Quinta-feira – Dubrovnik
Dia livre para atividades independentes.
Relaxe em uma das praias próximas, como Banje Beach, e aproveite o sol e o mar cristalino.
Suba até o Monte Srđ para desfrutar de vistas panorâmicas de Dubrovnik e do Mar Adriático. Você pode subir a pé ou pegar o teleférico. Pavimentado com pedra calcária, o Stradun (ou Placa) é um passeio público repleto de lojas e restaurantes.
10º Dia – Sexta-feira – Dubrovnik / Kotor / Budva
Café da manhã. Nosso novo destino é o Montenegro. Passaremos pela costa da maravilhosa Bahía do Kotor, até chegar na antiga cidade do Kotor. Visita da preciosa cidade amuralhada, com guia local. Depois da visita continuamos pra Budva, o destino mais turístico do país. Restante do dia livre. Hospedagem em Budva.
Kotor: uma cidade histórica famosa por sua arquitetura medieval e sua impressionante localização entre montanhas e o Mar Adriático. Explore a cidade velha de Kotor, declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, visitando a Catedral de São Tryphon, o Museu Marítimo e as muralhas da cidade. Budva: o a cidade antiga, cercada por muralhas medievais e repleta de ruas estreitas de paralelepípedos e edifícios históricos. Visite a Praça das Armas, a Igreja de Santa Maria em Punta e as muralhas da cidade para vistas panorâmicas do Mar Adriático.
11º Dia – Sábado – Budva/ Shkoder / Tirana
Café da manhã, sairemos de manhã seguindo a costa montenegrina com cenários espetaculares. Entramos na Albânia e visitaremos Shkoder, centro cultural e uma das cidades mais antigas da Albânia. A visita da cidade inclui visita da Mesquita, vistas ao castelo de Rozafa, e outros pontos interessantes da cidade. À tarde a viagem nos levará a Tirana, a capital da Albânia.
A Albânia, localizada na Península dos Balcãs é um pequeno país com litoral adriático e jônico e o interior cortado pelos Alpes albaneses. O país tem muitos castelos e sítios arqueológicos.
Tirana, a capital e maior cidade da Albânia, é um destino em crescimento que combina história fascinante com uma vibração moderna. A cidade possui uma arquitetura diversificada, desde edifícios de influência otomana até estruturas modernas. A Praça Skanderbeg é o coração da cidade.
12º Dia – Domingo – Tirana
Café da manhã. Depois faremos uma visita panorâmica da cidade com guia local. Inclui visitas ao mosaico na frente do Museo da História Nacional, Estátua do Skanderbeg na Praça do Skanderbeg, a Mesquita ‘Et’hem’, Torre do relógio e outros monumentos da cidade. Restante do dia livre. Hospedagem.
Destaque para a colorida arquitetura comunista e os vibrantes mercados locais, como o Mercado de Frutas e Vegetais. A Praça Skanderbeg, no coração da cidade, é cercada por marcos como o Palácio da Cultura e a Mesquita Et'hem Bey, revelando a rica história e cultura da cidade. Além disso, Tirana oferece uma vida noturna animada, com bares e restaurantes que refletem a diversidade culinária do país.
13º Dia – Segunda-feira – Tirana/ Ohrid
Café da manhã. Hoje viajaremos seguindo a antiga estrada ‘Egnatica’ até Elbasan, para visitar o Castelo. Continuaremos para Struga, famosa pela sua vista ao rio Drin Negro que flui até Lago do Ohrid.
Depois continuamos à Ohrid, proclamada Herança da Humanidade de Unesco, por seus valores naturais, culturais e históricos. Hospedagem em Ohrid.
Ohrid é uma cidade localizada no sudoeste da Macedônia do Norte, às margens do Lago Ohrid. É conhecida por sua rica história, arquitetura medieval bem preservada e belas paisagens naturais. Ohrid é um destino turístico popular devido à sua importância cultural e natural, incluindo o centro histórico da cidade e o próprio lago, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
14º Dia – Terça-feira – Ohrid / Skopje
Café da manhã. Pela manhã passaremos perto da casa da Família de Robev, Catedral do São Kliman, Igreja de Sta. Sofía, de Fortaleza e do Monastério de Palosnik com vistas à cidade e ao lago.
À tarde saida até a capital da Macedônia, Skopje. Na chegada, visita da cidade com o Bazar velho, a Ponte da Pedra e visita ao Centro Memorial da Madre Teresa de Calcutá. Hospedagem em Skopje.
O Old Bazar, um mercado turco localizado na cidade, é o maior bazar dos Balcãs fora de Istambul. É um lugar repleto de mesquitas, restaurantes e uma infinidade de estabelecimentos comerciais. Mesmo para quem não pretende fazer compras, vale a pena se perder pelas ruas pitorescas da região. A Stone Bridge, uma ponte de pedra sobre o rio Vardar, é uma estrutura muito bonita que certamente você passará ao explorar as ruas de Skopje. Outro destaque é o Monastério de St. Panteleimon, uma pequena igreja bizantina do século XI, que reflete a rica história da região.
15º Dia – Quarta-feira – Skopje
Café da manhã. Dia livre para atividades independentes ou um passeio opcional de dia inteiro à cidade de Prishtina. Hospedagem.
Um dia em Prishtina, capital do Kosovo, pode começar explorando a Praça Madre Teresa e a Estátua de Bill Clinton, símbolos da gratidão do Kosovo pelos esforços dos Estados Unidos durante a guerra. Visite a Mesquita Imperial, a Mesquita Fatih e a Catedral de São Miguel Arcanjo para ver a diversidade religiosa da cidade. Explore o Museu Nacional do Kosovo para aprender sobre a história e a cultura do país. Termine o dia passeando pela Rua Mother Teresa, repleta de lojas e restaurantes, e experimentando a culinária kosovar em um dos restaurantes locais_ é o local perfeito para desfrutar de uma caminhada tranquila, ideal para os viajantes que gostam de explorar sem pressa.
16º Dia – Quinta-feira – Skopje / Niš / Belgrado
Café da manhã. Hoje viajaremos até Servia, o último país que visitaremos nessa viagem. Nossa primeira parada vai ser Niš, cidade considerada como uma das mais antigas da Europa. Niš é um centro universitário mas também um dos centros industriais mais importantes da Sérvia. Visita de Niš. A famosa Torre Cele Kula Do Crânio, construída pelos turcos otomanos em 1809 após uma batalha sangrenta. Os turcos adornaram a torre com cabeças decepadas de soldados sérvios que se rebelaram contra o domínio turco. Continuação para Belgrado. Hospedagem.
17º Dia – Sexta-feira – Belgrado
Café da manhã. Após visita da cidade de Belgrado com guia local. Durante o tour à pé passearemos pela famosa rua comercial Knez Mihailova e a cidade velha. Durante séculos, Belgrado, a capital da Sérvia, cresceu entre os bancos do Danúbio e da Sava, rios serpenteando ao redor até o morro onde aparece a construção mais emblemática, a Fortaleza de Kalemegdan. O resto do dia livre para aproveitar a cidade.
Belgrado é considerada uma das cidades mais antigas da Europa devido à sua longa história e ocupação contínua ao longo dos séculos. Sua localização estratégica, às margens dos rios Danúbio e Sava, tornou-a um importante centro desde os tempos antigos, com evidências de assentamentos humanos datando de milhares de anos atrás. Ao longo de sua história, Belgrado foi governada por diferentes impérios e civilizações, incluindo os romanos, bizantinos, otomanos e austro-húngaros, cada um deixando sua marca na cidade. Essa rica herança cultural e arquitetônica contribui para a reputação de Belgrado como uma das cidades mais antigas e historicamente significativas da Europa.
18º Dia – Sábado – Belgrado / Sremski Karlovci / Novi Sad / Belgrado
Café da manhã. Saida para Sremski Karlovci, cidade-museo que durante os séculos XVIII e XIX foi o centro da cultura e da religão na Sérvia. Depois da visita, saida até Novi Sad, a capital da Vojvodina. Incluída degustação de vinho. É o centro administrativo, econômico, cultural e acadêmico da região onde encontramos também a conservada Fortaleza Petrovaradin que avista a cidade do outro lado de Danúbio. Retorno ao Belgrado e hospedagem.
Sremski Karlovci é uma cidade encantadora na Sérvia, conhecida por suas vinícolas e arquitetura barroca. Os visitantes podem explorar suas ruas pitorescas, visitar a Catedral de São Nicolau e provar os vinhos locais. Já Novi Sad, a segunda maior cidade da Sérvia, é famosa por sua Fortaleza de Petrovaradin, que oferece vistas panorâmicas do rio Danúbio. A cidade também é conhecida por seu festival de música EXIT e por sua rica cultura e história, evidenciadas em seus museus e galerias
19º Dia – Quinta-feira – Belgrado / ...
Café da manhã. Hospedagem disponível até às 11/12h00.
Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Belgrado para embarque em voo ao próximo destino. Fim de nossos serviços.
Observação: Em função do número de participantes, este circuito será organizado como Hosted Tour (os traslados entre as cidades serão feitos com traslados privativos com motorista no idioma inglês, sem guia acompanhante).