O Sul da Índia é um destino completamente diferente do Norte e das outras regiões do país. Berço dos tratamentos ayurivédicos e do yoga, aqui você também encontrará uma mistura de influências. O Sul ainda preserva um pouco dos resquícios das colonizações portuguesa e francesa e conta com um clima mais tropical, com paisagens e templos bem diferentes. Seja essa a sua primeira visita ou não à Índia, você se encantará!
1º Dia – ... / Chennai
Chegada a Chennai, recepção e traslado ao hotel. Hospedagem disponível a partir das 14h00.
Aproveite para descansar no hotel ou fazer o primeiro contato com esta vibrante cidade
Chennai, antigamente chamada de Madras ou, na sua forma aportuguesada, Madrasta. Localizada no extremo sul da Índia, é um centro industrial, comercial e portuário na Baía de Bengala. Fundada com o nome de Fort St. George, foi a sede da Companhia Inglesa das Índias Orientais até 1773 e prosperou à base do comércio de algodão e têxteis, tendo sido nessa época a cidade mais importante da Índia enquanto colônia inglesa. É a quarta maior cidade do país, depois de Calcutá, Bombaim e Nova Delhi e a sexta cidade mais populosa.
2º Dia – Chennai / Mahabalipuram (55 Km – aprox. 2h00)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã para conhecer a cidade de Chennai. Visita à Galeria de Arte e ao Museu do Governo, o segundo mais antigo do país, com seções dedicadas à arqueologia, zoologia, história natural e escultura. Em seguida, visita ao Templo Kapaleeshwarar, dedicado a Shiva. O acesso às áreas que ficam além do pátio externo é reservado somente aos hindus. Continuação do passeio passando pelo Forte de São Jorge, Marina Beach e Basílica de São Tomé.
À tarde seguiremos para Mahabalipuram onde visitaremos o Templo Shore localizado na costa e Patrimônio da Humanidade. Veremos também Arjuna Penance. Hospedagem.
OBS: O Museu do Governo está fechado às sextas-feiras e feriados.
3º Dia – Mahabalipuram / Kanchipuram / Mahabalipuram
Café da manhã no hotel. Pela manhã, visita aos templos de Kanchipuram, considerada uma das sete cidades sagradas do hinduísmo e famosa pelo sari de seda. Apenas cerca de 70 templos antigos dos originais 1.000 ainda estão intactos e o mais famoso deles é o templo Kailasanatha, construído com arenito no início do século VII d.C. Visitaremos um vilarejo onde poderemos apreciar o processo produtivo dos saris de seda.
À tarde, retorno à cidade de Mahabalipuram. Esta antiga cidade litorânea considerada o deleite de um escultor, ostentando algumas das mais sublimes obras de arte lapidadas em rocha da Índia, pelas quais é um Patrimônio Mundial. Mahabalipuram também é conhecido como o “museu ao ar livre” devido à presença de tantas maravilhas arquitetônicas.
Visita aos sete templos costeiros em estilo pagode, açoitados pelas ondas do mar e os sete rathas ou carruagens do templo, um grupo de monumentos monolíticos e animais figuras esculpidas em rocha sólida, os primeiros exemplos conhecidos da arquitetura dravídica. O único templo de Shore que permanece aqui é o espetacular santuário de duas torres, único porque abriga o Senhor Shiva e o Senhor Vishnu em seu santuário.
4º Dia – Mahabalipuram / Pondicherry (100 Km – aprox. 3h)
Café da manhã no hotel. Pela manhã seguiremos viagem de aproximadamente 3h com destino a Pondicherry. A história de Pondicherry pode ser rastreada por milhares de anos, desde suas origens com Saint Gasthya, um sábio reverenciado. Um assentamento romano existiu aqui há 2.000 anos e, nos tempos coloniais, foi palco de batalhas entre britânicos e franceses, tornando-se a capital da Índia francesa. Visitamos Auroville, um ashram dedicado à paz e à vida harmoniosa que foi fundado por Sri Auribindo, um venerado santo e filósofo. Após sua morte, sua companheira francesa Mirra Alfassa, mais conhecida como “A Mãe”, dirigiu Auroville
À tarde faremos um city tour conhecendo o museu localizado na Rua Saint Louis e com uma coleção de artefatos e esculturas de bronze das dinastias Pallava e Chola. Visitaremos a Igreja do Sagrado Coração de Jesus construída pelos missionários franceses. Traslado ao hotel. Hospedagem.
OBS: O Museu de Pondicherry está fechado às segundas-feiras.
5º Dia – Pondicherry / Chidambaram / Thanjavur (170 Km – aprox. 4h)
Café da manhã no hotel. Viagem de aproximadamente 4h com destino a Thanjavur. Durante o caminho, parada em Chidambaram para visitar o Templo Thillai Nataraja. Chegada a Thanjavur e traslado ao hotel. Hospedagem.
Chidambaram também é conhecido como Thillai, já que o local era originalmente uma floresta de thillai. É um importante centro de peregrinação e um local sagrado para os saivitas, pois o famoso Templo de Nataraja está localizado aqui. Dedicado ao Senhor Nataraja, este antigo templo dos Cholas é único, não apenas dedicado exclusivamente à arte de Bharatanatyam, mas também é um dos raros templos onde Shiva é representado por um ídolo em vez do lingam habitual. Espalhado por uma área de 40 acres com um gopuram de cada lado, o templo se distingue por cinco sabhas ou pátios.
Thanjavur é famosa por seu Templo Brihadeeswara, cujos gopurams (ou torres) lindamente esculpidos têm mais de 27 metros de altura. O gopurams leva a um vasto pátio no qual o templo principal é guardado por duas sentinelas, esculpidas em pedras únicas. De frente para o santuário está uma estátua de Nandi, o touro e o veículo favorito de Shiva. Os corredores ao redor do santuário contêm esculturas e afrescos recentemente descobertos da dinastia Chola.
O palácio e os restos do forte circundante ainda podem ser vistos. Embora membros da antiga família real ainda ocupem parte do Palácio, hoje é principalmente uma galeria de arte.
6º Dia – Thanjavur / Trichy / Thanjavur
Café da manhã no hotel. City tour de dia inteiro em Thanjavur e Trichy.
Excursão matinal a Thanjavur visitando o belo templo Chola de Brihadeeshwara. O templo é coroado com cúpula monolítica feita de um único bloco de granito pesando 80 toneladas. O templo Brihadeeshwara, chamado de Grande Templo, é dedicado ao Senhor Siva. Foi construído pelo grande rei Chola Raja 1 (985 -1012 d.C.). é um excelente exemplo da arquitetura Chola. Reconhecendo sua excelência arquitetônica única, a UNESCO o declarou Patrimônio da Humanidade.
A apenas 1 km do Templo Brihadeeshwara fica um palácio magnífico, cercado por enormes muralhas. Datado do século XIV d.C., foi construído em parte pelos Nayaks e em parte pelos Marathas. A família real Maratha reside neste palácio. É um edifício fascinante com enormes corredores, salões espaçosos, salas decoradas, altas torres de observação, belas obras de estuque, maravilhosos afrescos nas paredes e tetos pintados, um túnel subterrâneo e entalhes intrincados. O sagrado “Templo Chandramaulessshwarar” da família real está localizado dentro das paredes do palácio.
Mais tarde, prossiga para visitar Trichy. É uma bela mistura de tradição e modernidade construída em torno do Rock Fort. Além do Forte, existem várias Igrejas, Colégios e Missões que datam da década de 1760. A cidade e seu forte, agora em Trichy, foram construídos pelos Nayaks de Madurai. Esta cidade deu grandes estudiosos Tamil cujas contribuições para a literatura Tamil foram muito significativas. Hospedagem.
7º Dia – Thanjavur / Madurai (190 Km – aprox. 4h)
Café da manhã no hotel. Viagem de aproximadamente 4h com destino à cidade de Madurai, lugar de grande importância histórica e cultural. Chegada e traslado ao hotel e hospedagem.
À tarde, visita ao Palácio Thirumalai Nayak, um palácio em estilo indo-sarraceno construído em 1636, com enormes cúpulas e 240 colunas de 12 m, um belo jardim e um museu anexo. O Pavilhão Celestial, uma estrutura octogonal com arcadas é curiosamente construída em tijolo e argamassa sem quaisquer vigas de suporte. Mais tarde, visite Meenakshi - Temple, um excelente exemplo da arquitetura do templo dravidiano do reino de Vijay nagar. Meenakshi, a deusa com olhos de peixe e consorte de Shiva, tem um templo ao sul e Sundareswarar (Shiva) um templo a oeste. Suas nove torres do Templo “Gopuram” (23-30m) têm maravilhosas imagens de estuque de deuses, deusas e animais da mitologia hindu. É um dos maiores complexos de templos da Índia, construído entre os séculos XVI e XVIII. Além dos estimados 33 milhões de esculturas lá, o templo é absolutamente absorvente com as intermináveis rodadas de cerimônias, prostração de incontáveis devotos e reluzentes barracas de mercado.
Ao final da tarde, oportunidade de presenciar a cerimônia aarti (ritual de reza) no templo. Retorno ao hotel. Hospedagem.
8º Dia – Madurai / Periyar (225 Km – aprox. 6h)
Café da manhã no hotel. Cedo pela manhã, visita ao mercado das flores (sem guia local). Em seguida, viagem de aproximadamente 6h com destino a Periyar, o mais popular santuário de vida selvagem no estado de Kerala, conhecido pelas Reservas de tigre e elefante. Chegada e traslado ao hotel.
Mais tarde, saída para visitar uma plantação de especiarias, onde poderá observar o cultivo de cardamomo, canela, pimenta, café, chá e etc. No caminho de volta ao hotel, parada no mercado local para comprar especiarias aromáticas. Hospedagem.
9º Dia – Periyar / Kumarakom (80 Km – aprox. 2h)
Café da manhã no hotel. Viagem de aproximadamente 2h com destino a aldeia de Kumarakom, um conjunto de pequenas ilhas em redor do lago Vembanad. Chegada e traslado ao hotel.
Ao final do dia, desfrute de um passeio de barco ao pôr do sol navegando pelos remansos ou “backwaters” do lago Vembanad (sujeito a condições climáticas). Retorno ao hotel. Hospedagem.
10º Dia – Kumarakom / Alleppey / Cochin (55km – aprox. 2h)
Café da manhã no hotel. Saída pela manhã para visitar o Santuário de Aves, localizado nas margens do lago Vembanad para observações de pássaros e garças. Depois, embarque em um “houseboat” (casa flutuante) para navegar em direção a Alleppey (almoço incluído). Chegada, desembarque e viagem com destino a Cochin. Chegada e traslado ao hotel. À noite, saída para assistir ao show de dança teatral Kathakali, uma manifestação tradicional típica do sul da Índia. Hospedagem.
11º Dia – Cochin
Ela é uma cidade portuária desde 1341, quando uma enchente esculpiu seu cais e abriu suas portas para comerciantes árabes, chineses e europeus. As redes de pesca chinesas em cantiléver, que são típicas de Cochim, são usadas há séculos. Os portugueses desembarcaram em Cochin antes mesmo de chegar ao Brasil. O grande navegador Vasco da Gama pisou em Cochin em 1498, sendo enterrado por lá mesmo — e só depois transladado para o Mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa. Até mesmo Pedro Álvares Cabral deu o ar da graça em 1502. Juntos, levaram o cristianismo, a arquitetura lusitana que compõem os casarios. As vacas são sagradas no restante do país, menos em Cochin. Há um intenso intercâmbio cultural que dura até hoje, no que podemos chamar de comunidade indo-portuguesa.
Café da manhã no hotel. Saída para conhecer Cochin, a maior cidade do estado de Kerala e uma das mais coloridas da Índia. Visita ao Forte, à Igreja de São Francisco, à Sinagoga e ao Palácio Holandês Mattancherry. Em seguida, passeio de barco pelos tranquilos remansos da região rodeados de palmeiras. À medida que se navega pelos canais é possível ver diversas redes de pesca chinesa. Hospedagem.
12º Dia – Cochin / ...
Café da manhã. Dia livre. Hospedagem disponível até às 12h. Em horário determinado, traslado ao aeroporto de Cochin para embarque. Fim dos nossos serviços.
NOTA IMPORTANTE: Dependendo do horário do voo de retorno ao Brasil, sugerimos a reserva de um day use no hotel em Delhi para maior conforto. Consulte-nos.