Vietnã, Camboja e Laos são três países do Sudeste Asiático que oferecem aos turistas uma riqueza de experiências culturais, históricas e naturais. O Vietnã tem se tornado cada vez mais popular como destino turístico nas últimas décadas. A Baía de Halong é famosa por suas formações rochosas cársticas e é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Luang Prabang é uma cidade pitoresca, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, conhecida por seus templos, mercados noturnos e atmosfera tranquila. Além de Angkor Wat, Siem Reap, a cidade que serve como base para explorar os templos e história relacionada ao Khmer Vermelho. Cada um desses países tem sua própria personalidade e atrações únicas, tornando a região do Sudeste Asiático uma área fascinante para os viajantes explorarem.
Roteiro de 16noites, sendo:
- 3 noites em Bangkok - de quinta a domingo
- 13noites Laos, Vietnã e Camboja - de domingo a sábado
1º Dia – Quinta-feira - ... / Bangkok
Chegada em Bangkok, recepção e traslado privativo ao hotel.
Hospedagem disponível a partir das 14h00. Tarde e noite livres. Hospedagem.
Sugestão: No final de tarde e noite sugerimos passeio/jantar no Asiatique The Riverfront.
Um grande shopping ao ar livre em Bangkok. Ocupa as antigas docas da Companhia do Leste Asiático. Os galpões abandonados foram reformados e uma ampla área de entretenimento foi desenvolvida no local, transformando o espaço em um complexo de compras, gastronomia e lazer.
2º Dia – Sexta-feira - Bangkok
Após o café da manhã, visita (compartilhada) pela manhã aos três dos templos budistas mais incomuns, começando com Wat Traimit, (localizado na orla de Chinatown). Wat Traimit abriga o maior Buda de ouro maciço do mundo, medindo quase cinco metros de altura e pesando cinco toneladas e meia.
O passeio continuará até Wat Pho, o Templo do Enorme Buda Reclinado e os Chedis dos Reis, está localizado atrás do Templo de Buda e é um dos maiores templos da cidade e famoso por seu gigantesco Buda reclinado com 46 metros de comprimento e coberto de ouro. Em seguida, você visitará o Palácio Real, que é sem dúvida o monumento mais famoso da cidade. Construído em 1782 e por 150 anos a casa do rei da Tailândia, a corte real e a sede administrativa do governo. O Grande Palácio de Bangkok é um edifício antigo que continua a impressionar seus visitantes com sua bela arquitetura e detalhes. Dentro do complexo está Wat Phra Kaew ou o Templo do Buda de Esmeralda (oficialmente conhecido como Wat Phra Sri Rattana Satsadaram), considerado o templo budista mais importante da Tailândia, consagrando a imagem de um Buda altamente reverenciado meticulosamente esculpido em um único bloco de jade.
Retorno ao hotel, tarde e noite livre. Hospedagem
(Obs: o passeio pode ser em serviço privado, consulte.)
Sugestão para a noite: fazer um cruzeiro pelo rio Chao Phraya: Um cruzeiro noturno pelo rio Chao Phraya é uma excelente maneira de apreciar as vistas deslumbrantes da cidade e de seus templos iluminados. Muitos cruzeiros também incluem jantar e entretenimento a bordo.
3º Dia – Sábado - Bangkok
Café da manhã.
Dia livre para atividades pessoais. Hospedagem.
Sugestão para o dia: passeio de dia inteiro à Ayutthaya, a Antiga capital do Reino do Sião.
é um local histórico e arqueológico repleto de templos em ruínas e estupas impressionantes. O retorno até Bangkok é feito de barco, com almoço buffet servido a bordo. O cruzeiro, com duração média de 4 horas pelo rio Chao Praya deixará uma recordação muito bonita da Tailândia
Sugestão para a noite: Um dos passeios imperdíveis na capital tailandesa é conhecer um ou alguns rooftops, bebendo um bom drink ou jantando com uma vista incrível. Na lista dos mais famosos está o Sirocco e Sky Bar, 63º andar (Lebua State Tower), ficou famoso após o filme e “Se beber não case”.
4º Dia – Domingo – Bangkok / Luang Pragang – Laos (voo incluído)
Café da manhã. Em horário oportuno, traslado privativo ao aeroporto para embarque ao seu próximo destino.
Chegada, recepção e traslado ao hotel. (hospedagem a partir das 14h00).
Na hora combinada, saída para visita ao mercado noturno. Oportunidade para caminhar pelas ruas tranquilas de Luang Prabang para ver a vida cotidiana dos laocianos. Ao final do passeio, retorno ao hotel e hospedagem.
O Mercado Noturno de Luang Prabang está localizado ao longo da Rua Sisavangvong, que é uma das principais ruas da cidade. A rua é fechada para o tráfego todas as noites para dar lugar ao mercado (por volta das 17h30 ou 18h e vai até 22h). O ambiente no Mercado Noturno é animado e colorido, com muitas luzes e barracas decoradas. É um ótimo lugar para absorver a atmosfera animada da cidade, interagir com locais e outros turistas, comprar lembranças, experimentar a comida local e mergulhar na cultura e nas tradições do Laos.
Luang Prabang é uma cidade histórica situada no norte do Laos, às margens do rio Mekong e do rio Nam Khan. Ela é conhecida por sua arquitetura colonial francesa bem preservada, seus templos budistas deslumbrantes e seu ambiente tranquilo. A cidade foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1995 devido à sua importância cultural e histórica
Considerada a cidade mais bem preservada do Sudeste Asiático. A tranquilidade e o encanto desta cidade, as esplêndidas vistas da sua paisagem natural e cultural fazem dela um dos locais mais emblemáticos a visitar no Laos.
É também conhecida pela sua culinária, incluindo pratos de comida de rua e restaurantes que oferecem pratos tradicionais laosianos.
5º Dia – Segunda-feira - Luan Pragang
Após o café da manhã, embarcaremos num barco tradicional e faremos um cruzeiro pelo rio Mekong, que nos dará uma bela vista da paisagem ribeirinha: as aldeias tranquilas, os maravilhosos campos e florestas. Ao longo do caminho, faremos uma parada na vila de Ban Xanghai, famosa pela produção de algumas das variedades do seu famoso vinho de arroz. Mais tarde, visitaremos as misteriosas cavernas de Pak Ou, duas cavernas conectadas repletas de milhares de estátuas de Buda em ouro laqueado, de vários formatos e tamanhos, que os peregrinos deixaram para trás em suas visitas ao longo dos anos. Almoço em restaurante local.
Após as cavernas, retornaremos à cidade e visitaremos o Museu Nacional e o antigo Palácio Real. O prédio do Museu do Palácio Real é uma obra-prima da arquitetura tradicional laociana. É conhecido por suas elegantes linhas, telhados dourados e detalhes ornamentais intrincados. O edifício em si é uma atração, mesmo antes de você entrar no museu. O museu abriga uma coleção impressionante de artefatos, incluindo móveis reais, objetos de cerimônia, roupas tradicionais, joias, arte religiosa, fotografias antigas e muito mais. Muitos dos artefatos remontam ao período em que Luang Prabang era a capital do Reino de Laos.
Também subiremos o Monte Phousi, o ponto mais alto da cidade (100metros de altura, aprox. 355 degraus). De lá da para ver a cidade de diferentes ângulos, a paisagem montanhosa, os rios Nam Khan e Mekong, os templos, as pontes. No alto da montanha está a pagoda That Chomsi. A Montanha tem muitos altares e templos com diferentes representações de Buda. (o Monte Phousi é o lugar de Luan Prabang para admirar o nascer ou o pôr do sol)
Retorno ao hotel e hospedagem. Noite livre.
Sugestão: Disfrutar de uma massagem relaxante, reservar um restaurante com vistas ao Rio Mekong. O "Old Quarter" (Quarteirão Antigo) de Luang Prabang é uma área histórica e pitoresca que é o epicentro do turismo na cidade. Está repleto de cafés, restaurantes e bares charmosos. Você pode desfrutar da comida laosiana autêntica e também experimentar pratos internacionais em muitos locais.
6º Dia – Terça-feira – Luang Prabang / Hanói (voo incluído)
Por volta das 05h30 da manhã, sairemos do hotel para uma das experiências culturais mais autênticas em Luang Prabang. Assistir à cerimônia de Tak Bat, onde centenas de monges locais ,com suas túnicas de cor açafrão, saem de seus templos pela manhã, em silêncio, numa fila indiana, para receber oferendas de alimentos dos residentes locais e visitantes. Igualmente como Buda fazia . É uma oportunidade única para aprender sobre a cultura budista e interagir com os monges. Após iremos ao mercado para vê-lo pela manhã. Retorno ao hotel para o café da manhã e descansar um pouco. A seguir, visitaremos Wat Xieng Thong, o maior, mais importante e bonito templo da antiga cidade real de Luang Prabang, famoso pela Árvore da Vida retratando a história budista. Neste complexo, há mais de 20 edifícios, incluindo santuários, pavilhões e residências, além de seus jardins com uma grande variedade de flores, arbustos e árvores ornamentais. Continuaremos nosso passeio até os templos Wate Sane, Wat Mai e Wat Visoun. Também
visitaremos o Ock Pop Tok, um centro de artesanato local, onde poderemos descobrir as diferentes técnicas artesanais da região através de mestres locais.
Almoço em um restaurante local.
Tempo livre até o traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Hanói (1h10 de voo aprox).
Chegada ao aeroporto de Hanoi, capital do Vietnã, recepção e traslado ao hotel. Noite livre.
A comida vietnamita é conhecida por sua frescura e sabor. Pratos como o Pho (sopa de macarrão de arroz), Banh Mi (sanduíche vietnamita)e Bun Cha (carne grelhada com macarrão e ervas) são populares entre os turistas. Experimentar a culinária local é uma parte essencial da experiência de viagem.
7º Dia – Quarta-feira – Hanói
Após o café da manhã, iniciamos nossa visita a Hanói, capital do Vietnã. Também é considerada uma das poucas cidades asiáticas com avenidas arborizadas, arquitetura colonial francesa, lagos tranquilos e templos orientais.
O passeio inclui uma visita ao Templo da Literatura, a primeira universidade do Vietnã, fundada em 1070 em homenagem a Confúcio e considerada o símbolo de Hanói, o Mausoléu de Ho Chi Minh, visitando o exterior da Praça Ba Dinh, o One Pillar Pagoda, construído em 1049 sobre um único pilar de pedra pelo imperador Ly Thai Tong que reinou de 1028 a 1054.(O pagode foi projetado para se assemelhar a uma folha de lótus, a flor nacional e não é apenas uma atração turística famosa, mas também um local religioso para os peregrinos locais. É visto junto com o Pagode do Perfume, como um dos dois templos mais emblemáticos do Vietnã.
Almoço em um restaurante local.
Após o almoço, teremos uma experiência com as flores e sua forma tradicional de decorá-las. Visita a um florista artesanal para ver como os buquês são feitos, como essa bela e tradicional arte espiritual vietnamita chegou até nossos ias, geração após geração é transmitida e preservada. Os hóspedes aprenderão a reconhecer flores exóticas enquanto preparam uma oferenda floral espiritual. Mais tarde chegaremos ao lago Hoan Kiem, coração de Hanoi, onde faremos um passeio ao redor do lago com vista panorâmica do templo Ngoc Son, localizado no meio do lago, junto com a ponte vermelha Huc.
Por fim, faremos um passeio panorâmico em “ciclopousse” pelo bairro antigo de Hanói, também conhecido como o bairro das 36 ruas, pois em sua época era conhecido pelo comércio dos artesãos que o habitavam e pelas oficinas que ali existiam. Retorno ao hotel, noite livre e hospedagem.
Sugestão: Desfrute de uma massagem relaxante, passeie e tome um café no Lago Hoan Kiem, faça compras no Bairro Antigo.
Desfrute de uma noite de cultura vietnamita _No Teatro de marionetes na água do Vietnã (Water Puppet Show), ainda hoje, continua sendo uma forma de contar histórias e transmitir a riquíssima cultura vietnamita e suas tradições para novas gerações.
As histórias representadas no teatro de marionetes na água geralmente retratam aspectos da vida rural e das tradições vietnamitas, com personagens como pescadores, agricultores, dragões e animais míticos.
A música ao vivo é uma parte essencial do espetáculo, com instrumentos tradicionais vietnamitas sendo tocados para acompanhar as ações das marionetes.
8º Dia – Quinta-feira – Hanói / Halong Bay
Após o café da manhã, vamos até a Baía de Halong que significa “o dragão que desce do mar” em vietnamita
e, segundo a lenda, foi um dragão que formou as ilhas da baía.
Embarcaremos em um maravilhoso cruzeiro com o qual visitaremos a baía. Almoço a bordo.
Após o almoço, continuaremos navegando e descobrindo milhares de ilhas e ilhotas com vegetação abundante que emergem na baía com suas formas e tamanhos inusitados. As águas cor de esmeralda deste lendário tesouro nos levam a explorar ilhas sublimes como a Ilha Tortuga, Ilha do Cão, Ilha da Cabeça do Homem, etc. Devido à sua beleza única, peculiaridade geológica, riqueza biológica, importância cultural e histórica, a Baía de Halong foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994 e incluída na lista das Sete Maravilhas Naturais do Mundo desde 2011.
Além da contemplação da magnífica paisagem, o cruzeiro oferece algumas atividades opcionais como nadar, andar de caiaque ou participar de uma demonstração de culinária vietnamita no terraço do navio.
Jantar e hospedagem a bordo.
(Obs: O itinerário do cruzeiro está sujeito a alterações sem aviso prévio devido às condições climáticas).
9º Dia – Sexta-feira – Halong Bay / Hanói / Danang / Hoi An (voo incluído)
Ao nascer do sol e para os interessados haverá uma aula de Tai chi no terraço do navio.
Continuaremos a navegação pela baía de quase 2.000 ilhas de rocha calcária e desfrutaremos de suas paisagens únicas. Será servido um brunch e regresso a terra.
Desembarcamos no cais de Halong e traslado para Hanoi, por estrada, até o aeroporto para embarque no voo com destino a Da Nang (1h10 de voo). Chegada e traslado até a cidade de Hoi An (aprox. 30 min). Noite livre e hospedagem.
Sugestão: Marque uma massagem tradicional, participe no curso de cozinha vietnamita ou reserve um jantar num dos restaurantes ribeirinhos.
10º Dia – Sábado – Hoi An
Após o café da manhã, iniciamos a visita à cidade de Hoi An, importante porto comercial da Ásia nos séculos XVII e XVIII, cuja arquitetura e estilo de vida descontraído pouco mudaram nos últimos anos. Faremos um passeio de barco pelo rio Thu Bon, passando pelas pequenas aldeias que margeiam o rio. Chegada ao Bairro Antigo, de onde iniciaremos a caminhada pelo centro da cidade velha para visitar Phung Hung (Velha Casa dos Mercadores), a ponte japonesa coberta, com mais de 400 anos, o salão Phuc Kien, o antigo Tan Ky House com sua arquitetura tradicional e o museu de história Sa Huynh. Almoço em restaurante local. Tarde e noite livre para passear pela praia ou pelo colorido mercado do centro ou fazer compras. Hospedagem.
11º Dia – Domingo – Hoi An / Danang / Hue
Café da manhã no hotel. Em seguida, traslado para Da Nang (aprox. 4h), onde contemplaremos suas praias paradisíacas. Também visitaremos o Linh Ung Pagoda com sua bela vista panorâmica da cidade e o encantador litoral da Península de Son Tra. Continuaremos, por estrada, até Hue, a antiga capital imperial do Vietnã, passando pelo Hai Van Pass (“Oceano de Nuvens” em vietnamita) e pela pitoresca praia de Lang Co.
À chegada, almoço em restaurante local e após, traslado ao hotel. À tarde, visitaremos o Pagode Thien Mu (Senhora Celestial), símbolo de Hue e construído em 1601 entre um rio e uma floresta de pinheiros, às margens do famoso Rio Perfume. Antes de retornar ao hotel, exploraremos o animado Mercado Dong Ba, um local importante para os Hueans, um lugar para experimentar a vida vietnamita. Noite livre e hospedagem.
Sugestão: Jantar ao estilo real com banda de música tradicional ou passear de “pousse de bicicleta” ou fazer uma massagem tradicional ou visite o mercado noturno.
12º Dia – Segunda-feira – Hue / Ho Chi Minh (voo incluído)
Após o café da manhã, visitaremos a cidade imperial de Hue, a antiga capital do país por mais de 140 anos, descobrindo seu rico passado histórico de gloriosas jóias monumentais espalhadas dentro de suas paredes. Visitaremos a Cidadela Imperial, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993, que abriga a mítica "Cidade Roxa Proibida" em seu interior. A cidade era protegida por um enorme muro junto a um fosso cujo comprimento chegava a 10 km com paredes de 2 metros de espessura e foi de onde governou a dinastia Nguyen entre 1802 e 1945. Depois, visitaremos o túmulo do imperador Minh Mang, também conhecido como "templo da graça suprema". Almoço em um restaurante local e, depois, visita ao túmulo mais espetacular da cidade de Hue, o túmulo do imperador Khai Dinh. Visitaremos o Pavilhão da Estela, a sala do túmulo, a estátua de bronze do
imperador, etc. Após, traslado ao aeroporto para embarque (1h10 de voo) com destino a Ho Chi Minh. Chegada e traslado ao hotel. Noite livre e hospedagem.
Na cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon, você encontrará uma metrópole que vem crescendo e atraindo muito investimento estrangeiro. Sugestão: Aproveite para conhecer um dos bares ou restaurantes rooftops com uma linda vista da cidade. Tome um café ou uma bebida no edifício Landmark 81 ou Bitexco (as torres mais altas de Saigon).
13º Dia – Terça-feira – Ho Chi Minh / Túneis Cu Chi / Ho Chi Minh
Café da manhã. Pela manhã, saída com destino a Cu Chi (2h aprox. de percurso devido ao trânsito) para conhecer o impressionante complexo de túneis subterrâneos usados durante a Guerra do Vietnã. Retorno a Ho Chi Minh e almoço incluído em restaurante local, onde poderemos experimentar o Pho, uma sopa tradicional vietnamita.
À tarde, visitaremos a cidade de Ho Chi Minh, ainda chamada de Saigon por muitos locais. Veremos o histórico Palácio da Reunificação (visita exterior) e a antiga Estação Central dos Correios com a sua impressionante arquitetura. Faremos um passeio pela rua pedonal Nguyen Hue onde se encontram os edifícios municipais, a estátua de Ho Chi Minh e a Câmara Municipal. Retorno ao hotel e noite livre.
Sugestão: Passear pela rua Le Cong Kieu, um paraíso para os amantes de artesanato. (É um local muito interessante
para explorar a vida local). Também uma parada no mercado Bem Thanh, o maior e mais colorido da cidade ou assistir
a um Show na Opera House ou desfrutar de um maravilhoso jantar no rio Saigon.
14º Dia – Quarta-feira – Ho Chi Minh / Siem Reap (voo incluído)
Café da manhã. Hospedagem até às 11/12h00.
Em horário determinado, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Siem Reap (1h15 de voo). Chegada, assistência e traslado ao hotel.
À tarde começaremos as visitas ao complexo do templo Rolous: o Preah Ko, o templo da montanha Bakong e o
templo Lolei, localizado próximo a um antigo reservatório de água no Baray. Este conjunto de templos data do final
do século IX e é um esplêndido exemplo da arte Khmer. Estes representam os restos de Hariharalaya, a primeira
capital do grande império de Angkor na era Khmer. Retorno ao hotel e noite livre.
Siem Reap é uma cidade famosa por ser o ponto de entrada para o complexo de templos de Angkor Wat.
O turismo em Siem Reap gira principalmente em torno da exploração desses incríveis templos históricos, que são Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, a cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem, restaurantes e atividades culturais para os visitantes.
Sugestão: Visitar o centro de artesãos de Angkor, tomar um café ou uma bebida na Pub Street ou visitar o mercado noturno.
15º Dia – Quinta-feira – Siem Reap
Café da manhã. Saída em tuk-tuk (espécie de automóvel, veículo muito típico do Camboja) até à Porta Sul, de onde
poderá observar as suas impressionantes estátuas que representam o movimento do oceano, a antiga capital de Angkor Thom (século XII), o templo de Bayon com suas 54 torres decoradas e quase 200 rostos enigmáticos e sorridentes de Avalokitesvara, o templo de Phimeanakas, os terraços do rei leproso e dos elefantes e as câmaras reais. Em seguida, visite o templo Ta Prohm, um dos templos mais espetaculares da região, que permaneceu relativamente inalterado desde quando foi descoberto e ainda mantém muito do seu mistério.
Almoço em um restaurante local. À tarde, traslado de ônibus para visitar o mais famoso de todos os templos, Angkor Wat -Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Este complexo de templos cobre 81 hectares, comparável em tamanho ao Palácio Imperial de Pequim. O templo é um representante do Monte Meru, uma montanha mitológica sagrada, as cinco torres do complexo simbolizam os cinco picos da montanha, a parede e o fosso ao seu redor simbolizam as montanhas e o oceano. Depois, no final da tarde, apreciaremos o pôr do sol do templo Pre Rup. Retorno ao hotel, hospedagem e noite livre.
Sugestão: A noite sugerimos um curso de cozinha jemer e ou retornar na área da Pub Street.
16º Dia – Sexta-feira – Siem Reap
Café da manhã. Participaremos de uma cerimônia budista com monges em um pagode onde aprenderemos mais
sobre o budismo e como esta religião influência a cultura cambojana. Encerraremos a cerimônia com uma oração dos
monges para distribuir sorte e bênçãos. Em seguida, visitaremos o templo hindu Banteay Samre. Este local sagrado, dedicado ao deus Shiva, é decorado com abundantes relevos de temática hindu, narrando diversas cenas do
Ramayana. Depois iremos ao grande templo de Banteay Srei (que significa literalmente “cidade da vitória”),conhecida hoje como a “Cidadela das Mulheres” por ser o único templo do Império Khmer que não foi construído para um monarca e sim por e para mulheres. Construído de acordo com os regulamentos de construção de Angkorian, Banteay Srei é um belo e elegante templo de pequena escala, um palácio de fadas no centro de uma floresta sem fim.
Contemplamos essa “joia da arte Khmer”, sua fachada de arenito rosa, suas esculturas, relevos esculpidos com grande
precisão e continuaremos aprendendo sobre a arte do antigo império Khmer.
Almoço em restaurante local. No caminho de volta ao hotel , visitaremos D'Angkor Artisans - o centro que ajuda a
juventude cambojana a manter vivo o artesanato tradicional. Hospedagem e noite livre.
Sugestão: Últimas comprinhas no mercado noturno.
17º Dia – Sábado – Siem Reap / ...
Café da manhã. Hospedagem até às 11/12h00. Em horário determinado, traslado ao aeroporto para embarque.
Fim de nossos serviços.
Obs: Esse roteiro pode ser feito privativo, em espanhol ou português, sujeito a disponibilidade. Consulte-nos adicional.