Sidney é uma famosa cidade portuária e também casa de belas praias, algumas delas perfeitas para a prática de surfe. Entre os passeios imperdíveis está uma visita à Opera House, cartão-postal da cidade que abriga apresentações musicais e artísticas. Inaugurada em 1932, a Harbour Bridge é uma ponte que cruza o Porto de Sidney: caminhe ou pedale por ali! A vista vale a pena. No porto de Sidney, ainda é possível fazer um passeio de cruzeiro pela baía ou aprender a velejar.
Reserve alguns dias para curtir o litoral: programe uma caminhada de Bondi a Congee, com excelentes cafés para deixar o passeio mais interessante. Sidney ainda conta com uma série de restaurantes estrelados, que oferecem de gastronomia contemporânea a pratos com inspiração asiática.
Pertinho de Sidney fica o Parque Nacional das Blue Mountains, famoso pela formação rochosa Three Sisters. A região é bem conhecida entre os praticantes de caminhada e escalada.
Próxima parada: Melbourne, a capital cultural do país e eleita pela revista The Economist como a melhor cidade para se viver. Além de bares, restaurantes e lojas, a metrópole é casa do Melbourne Cricket Ground, estádio que recebe os principais eventos esportivos da Austrália. Complete o passeio com uma tarde no Jardim Botânico Real, horas deliciosas na boêmia Brunswick Street e visitas à universidade, ao Parlamento e à Catedral de São Patrício. E não dispense o passeio até a Ilha Phillip para avistar pinguins azuis!
A 35 km de Melbourne ficam Dandenongs, cordilheira que abriga parte da floresta tropical do país, e o Vale de Yarra, com vinícolas, renomados restaurantes e belas cachoeiras.
Cairns é definitivamente o destino dos sonhos para quem ama a natureza. Lá estão localizados os patrimônios mundiais: a Grande Barreira de Corais e a Daintree Rainforest. A barreira de corais pode ser apreciada em um mergulho de snorkel durante um cruzeiro ou em um vôo panorâmico de helicóptero, a escolha é sua! Já na floresta Daintree você poderá avistar animais raros, como cangurus-arborícolas, lagartos, borboletas coloridas e pássaros pré-históricos. Aproveite para conhecer também os mercados com produtos locais e orgânicos e provar pratos de frutos do mar da região. E, claro, não pode faltar uma tarde de aventura: programa-se para saltar de paraquedas ou bungee jump.
Quem procura luxo e conforto provará um pedacinho do paraíso na Lizard Island, com seus lodges e 24 praias privadas. Ficar hospedado ali é a melhor maneira para aproveitar a beleza da barreira de corais sem ter que pegar um barco para visitá-la. Outra opção interessante é a Hamilton Island, ideal para quem busca a união de luxo e conforto, com bons bares e restaurantes, campos de golfe e iate clube.
Na Tasmânia, você poderá desfrutar da natureza selvagem. No Parque Nacional Cradle Mountain-Lake St Clair estão localizados os picos de doleritos recortados da Cradle Mountain que, ao se espelharem no lago Dove, formam um cenário único. Ama trilhas? Então a Overland Track é imperdível! No começo da caminhada, você poderá ver wallabies (pequenos cangurus) e wombats alimentando-se na grama. E só isso já vale a viagem! Mas a trilha guarda outras belas surpresas, como a magnífica vista do alto da Cradle Mountain.
Uma viagem inesquecível pelo país inclui a Great Ocean Road, com 243 km que beiram o oceano e ligam as cidades de Torsquay e Allansford. Curiosamente, o lugar foi construído por soldados que voltaram da guerra entre os anos de 1919 e 1932 e é dedicado aos combatentes mortos durante a Primeira Guerra Mundial. A estrada é, enfim, o maior memorial de guerra do mundo. Além de vistas cênicas da costa australiana, você ainda poderá conhecer famosos pontos turísticos, como a formação rochosa Os Doze Apóstolos.
A riqueza de paisagens naturais da Austrália é gigantesca! Em uma bucket list pelo país poderíamos ainda incluir um passeio pelo desfiladeiro Katherine, uma visita a Uluru, lugar sagrado para os aborígenes, e uma tarde no Parque Nacional de Kakadu, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco por causa da sua beleza natural e pela grande contribuição à preservação da cultura aborígene. Parada obrigatória: em Kakadu, você encontrará paredões avermelhados que ainda conservam a arte dos australianos nativos pintada nas rochas.
Mais informações sobre a Austrália:
Moeda: Dólar australiano (AUD)
Língua: Inglês
Melhor época: O verão é ótimo para curtir as praias do sul, onde nunca chove excessivamente. Já no noroeste, no norte e no nordeste do país, o calor pode incomodar. Entre dezembro e março é época de chuvas (nas proximidades de Darwin, no norte do país, as chuvas podem ser torrenciais!). Mesmo no inverno, não chove muito e também não faz um frio excessivo, que atrapalhe a viagem. Apenas na pequena e bela Ilha da Tasmânia, bem ao sul, e nas montanhas, onde as paisagens lembram as regiões alpinas europeias, há neve e temperaturas muito baixas.