(11) 3383-1200
(11) 96648-6021
 › 
 › 
Irã

Viagem para o Irã | Raidho Viagens

Na terra que antigamente foi casa do Império Persa hoje está o Irã. Entre desertos e montanhas, a região foi parte importante das rotas comerciais entre Ásia e Europa. Também foi nos platôs desérticos cercados por cordilheiras onde surgiram conceitos filosóficos, literários e matemáticos que marcaram diversos ramos do conhecimento humano. Decidiu encarar essa aventura? Então, prepare-se para ficar fascinado pela arquitetura, culinária e história do Irã.
Quando Viajar?
jan
fev
mar
abr
mai
jun
jul
ago
set
out
nov
dez
Melhor época
Boa época
Época não aconselhada

A capital Teerã é a primeira parada. Apesar de moderna, a cidade mantém influências persas na arquitetura. Por isso, uma boa ideia pode ser visitar os museus arqueológicos de vidro e cerâmica (e encantar-se pela riqueza de detalhes dos trabalhos manuais!) e o museu das joias, com coleções das dinastias persas. Há também diversas praças, palácios e mercados que valem a visita.

 

Shiraz, por sua vez, é conhecida como a cidade das flores e dos poetas. O nome da cidade, aliás, pode ser um velho conhecido seu. Isso porque, acredita-se, antigamente a região foi grande produtora de vinhos e suas uvas ganharam fama no mundo - hoje, no entanto, a produção de vinhos está proibida. É bom saber: bebidas alcoólicas são proibidas no país.

 

Em Shiraz, o Jardim de Narenjestan,lugar construído seguindo o conceito persa de paraíso, é imperdível. E o que falar do belo mausoléu de Hafez? Mausoléus não faltam e, por isso, inclua no roteiro uma visita à construção dedicada ao poeta Saadi, à mesquita de Nasir ol molk e ao Bazar de Vakil.

 

Para mergulhar na história do país (e da humanidade!) não deixe de fazer um passeio pelas ruínas da antiga capital Persa, Persépolis, fundada em 518 a.C. e que recebe o status de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O complexo de palácios construídos inspirados em modelos mesopotâmicos te dará a ideia da importância do lugar. Outro sítio arqueológico imperdível é Naqsh-e Rustam, onde os reis persas eram enterrados com seus túmulos incrustados nas rochas. É impressionante!

 

Nas redondezas está Pasárgada, a lendária cidade da Pérsia famosa na literatura. A primeira capital do Império Persa foi fundada no século VI a.C. e é onde está o mausoléu de Ciro, o Grande. O sítio arqueológico também apresenta algumas das manifestações mais antigas da arte e arquitetura persa.  E, como não poderia deixar de ser, o sítio arqueológico de Pasárgada também é Patrimônio da Humanidade.

 

Na região central do país está Yazd, cidade do deserto que foi berço do zoroastrismo, religião caracterizada pelo dualismo ético. Yazd guarda preciosos lugares que são parte dessa história, como o templo de fogo Zoroastro e a mesquita com as famosas torres do silêncio dos zoroastras. Há ainda o belo complexo de Mir chakhmagh que vale uma visita.

 

Com uma beleza ímpar, Isfahan é conhecida por ser a principal rota comercial das antigas caravanas. Esse passado garantiu sua fama de  rica e suntuosa. Você ficará encantado com a arquitetura da cidade e a riqueza de detalhes dos painéis. A praça de Iman, no coração da cidade, com a sua mesquita é uma das maiores praças do mundo. Os painéis coloridos da mesquita de Sheikh Lotfollah são de tirar o fôlego. Mas, grandioso de verdade é o palácio de Ali Qapou e de Chehel Sotun, conhecido como o palácio das 40 colunas.

 

Além da riquíssima cultura, o Irã ainda é um destino muito procurado para a prática de esqui, até por europeus. Há diferentes pistas de esqui para graus de dificuldade variados, inclusive nas proximidades da capital, Teerã.

 

Mais informações sobre o Irã:

Moeda: Rial iraniano (IRR)
Idioma: Persa
Melhor época para visitar:  De março a maio, quando as temperaturas são amenas e os dias pouco chuvosos. Entre junho e agosto o clima pode ser muito quente e ultrapassar 30°C. As temperaturas moderadas de setembro e outubro são perfeitas para a prática de trekking nas montanhas.  De novembro a fevereiro o clima é extremamente frio, mas uma boa época para esquiar.

POR QUE VIAJAR PARA
IRÃ?
•  Há belíssimas peças artesanais, com destaque para os tapetes persas
•  A gastronomia do Irã é variada e rica em temperos
•  O caviar iraniano é um dos mais apreciados do mundo
•  A arquitetura dos palácios e mesquitas é impressionante
•  É um destino barato para esquiar
•  País rico em cultura e história
Solicite um
Orçamento
e viaje para Irã!
Conheça os melhores roteiros para Irã
Descobrindo o Irã - com guia em português
14 dias / 12 noites
Transporte: Aéreo / Terrestre
Visitando: Doha , Teerã , Shiraz, Yazd, Isfahan, Beirute
Na terra que antigamente foi casa do Império Persa hoje está o Irã. Entre desertos e montanhas, a região f... [mais detalhes]
Os Mistérios do Irã
9 dias / 8 noites
Transporte: Aéreo / Terrestre
Visitando: Teerã , Shiraz, Yazd, Isfahan, Matin Abad Desert
País do antigo Império Persa, o Irã é um verdadeiro tesouro da civilização e do pensamento, onde surgiram ... [mais detalhes]
© Raidho Viagens 2019 - Todos os direitos reservados
sites • lojas virtuais • sistemas