Um dos países mais exóticos da América do Sul. Terra milenar que foi território do Império Inca. Hoje tem uma herança histórica e arquitetônica riquíssima com ruínas de suas cidades antigas, entre elas, Machu Picchu e Valle Sagrado com todo seu mistério, além de diversas outras cidades. Cada vez mais viajantes estão visitando suas fascinantes belezas naturais e seu fabuloso patrimônio arqueológico composto por legados de culturas pré-colombianas.
1º Dia – ... / Cusco
Chegada a Cusco, recepção e traslado ao Hotel. Hospedagem a partir das 14h00.
Tarde e noite livres para se aclimatar à altitude de Cusco.
Cusco, uma cidade situada nos Andes peruanos, já foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central da cidade antiga, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. O Convento de Santo Domingo, em estilo barroco, foi construído em cima do Templo do Sol inca (koricancha) e tem vestígios arqueológicos da cantaria inca. Por sua antiguidade e importância histórica, o centro da cidade conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pré-hispânicas. Foi declarada Patrimônio Mundial em 1983 pela UNESCO. A melhor maneira de conhecer essa cidade é caminhar por suas ruelas, praças, mirantes, mercados, tendo como base a Praça das Armas.
2º Dia – Cusco
Café da manhã no hotel. Por volta das 12h30 saída para passeio pela cidade e arredores de Cusco. Início do tour em Koricancha, também conhecido como "O templo do Sol", que foi construído por ordem do Inca Pachacútec e na chegada dos espanhóis se transformou na base para a construção do Convento de Santo Domingo. Neste local se adorava o sol ("Inti") durante o incanato e alguma vez esteve transbordando de peças de ouro. Em seguida, visita à Catedral, o monumento mais imponente da Praça das Armas, cuja construção se iniciou em 1560 e foi concluída em 1654. Depois, você conhecerá a fortaleza de Sacsayhuamán, uma das edificações emblemáticas dos incas, erguida pelo inca Pachacútec no século XV. Tratase de uma imensa fortaleza levantada com pedras de grande tamanho, cujo transporte e trabalho é ainda um mistério. A cada 24 de junho, durante o solstício de inverno, a festa do Inti Raymi é recriada e nela o sol é adorado. Continuaremos rumo a Qenqo, um complexo arqueológico de uso principalmente religioso, onde se acredita que foram realizados rituais agrícolas, localizado a 4 Km da cidade de Cusco. Finalmente, você conhecerá PucaPucará, a 7 km da cidade. PucaPucará, que significa "fortaleza vermelha", foi um complexo arquitetônico de suposto uso militar com múltiplos ambientes, praças, locais para banho, aquedutos, muros e torres. Acredita-se que era usado pela comitiva do inca enquanto ele descansava em Tambomachay. Retorno ao hotel, noite livre e hospedagem.
3º Dia – Cusco / Vale Sagrado – Chinchero – Museu Vivo de Yucay - Ollantaytambo / Vale Sagrado
Café da manhã no hotel. Check-out no hotel. Por volta das 08h00, saída com destino ao Vale Sagrado. Nossa primeira parada será na cidade de Chinchero (30Km aprox 1h de percursos). Um tradicional centro urbano de Cusco, situado em um ponto alto de onde se tem uma vista privilegiada do vale. As pessoas deste lugar preservaram as tradições artesanais e conhecimento herdado dos Incas, refletida em seus costumes e tradições. Em Chinchero, também são encontrados vestígios arqueológicos e uma bela igreja do século XVII, um dos primeiros edifícios católicos do Peru. Após esta visita, saída para o Museu Vivo de Yucay, fazendo uma parada num mirante. O museu é um centro de interpretação das tradições andinas, onde são realizadas demonstrações da elaboração de trabalhos têxteis, de adobe, cerâmica e prataria da mesma maneira em que foram trabalhados na antiguidade; uma recriação original das tradições incas. Também, no museu vivem alpacas, lhamas e ovelhas, que podem ser alimentados!
Saída para Ollantaytambo (parada para almoçar em um restaurante local ). Visita à aldeia de Ollantaytambo, habitada continuamente desde os tempos Incas.
A cidade fora construída entre duas montanhas em um local bastante estratégico que dominava todo o vale. Por isso, era um complexo militar, religioso, administrativo e agrícola. A Fortaleza de Ollantaytambo está ao lado da montanha. Subida à Fortaleza. Os cartões postais das alturas de Ollantaytambo encerrarão este dia mágico no Vale Sagrado dos Incas. Terminado o passeio, traslado ao hotel no Vale Sagrado. Final da tarde e noite livres. Hospedagem.
O Vale Sagrado dos Incas está localizado entre Cusco e Machu Picchu, possui numerosos monumentos arqueológicos e
Povoados indígenas. A região do Vale Sagrado se estende entre os povoados de Pisac, localizado a nordeste de Cusco, e Ollantaytambo, uma das últimas paradas antes de chegar a Machu Picchu. As cidades/vilarejos/zonas arqueológicas mais conhecidas são: Chinchero, Salinas de Maras, Moray, Pisac e Ollantaytambo. (consulte adicional para tour privativo)
4º Dia – Vale Sagrado / Águas Calientes / Machu Picchu / Águas Calientes / Vale Sagrado / Cusco
Café da manhã no hotel. Logo em seguida em horário oportuno, traslado à estação do Vale Sagrado (Ollantaytambo) para embarque no trem com destino a Águas Calientes (aprox. 1h40 de percurso). Durante o trajeto, será possível observar paisagens impressionantes do Vale Sagrado do Urubamba.
Chegada a Águas Calientes, assistência e breve caminhada até o local de saída dos ônibus para embarque com destino à Cidadela de Machu Picchu (10Km, 25minutos de percurso por uma estrada zique zague).
Chegada à entrada da Cidadela e visita guiada. (aprox. 2h30 de passeio)
Acredita-se que este sítio arqueológico tenha sido construído em 1450 pelo Inca Pachacútec como sua residência de férias. No entanto, um século depois, a cidade foi abandonada após a conquista espanhola, escapando da destruição que afetou outros assentamentos incas. Ao longo do tour guiado, você terá a oportunidade de aprender sobre as origens dessa impressionante cidadela e explorar seus monumentos mais destacados.
Após concluir o passeio, retorno de ônibus até Aguas Calientes, onde desfrutará de um almoço no restaurante "Café Inkaterra" ou similar (as bebidas não estão inclusas). Após o almoço, voce poderá caminhar pela vila enquanto espera para embarcar no trem de retorno. No horário apropriado, embarque no trem de retorno. A viagem de trem terá uma duração de 1h30, levando-o de volta para a estação do Vale Sagrado (Ollantaytambo). Chegada e traslado de retorno até o hotel em Cusco, em veículo privativo (aprox. 1h/1h30 de percurso). Noite livre e hospedagem.
Machu Picchu, uma obra prima de engenharia e arquitetura que acredita que serviu como um santuário e residência de descanso para o inca Pachacútec (1410 - 1471). Machu Picchu, que significa "Montanha Velha", é considerado Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO e uma das novas sete maravilhas do mundo.
Águas Calientes é a cidade mais próxima de Machu Pichu, situada praticamente no pé da montanha. Seu nome correto é Machu Pichu Pueblo. A cidade ficou conhecida por Águas Calientes devido ao rio que cruza o povoado.
5º Dia – Cusco / ...
Café da manhã no hotel. Hospedagem até 10h00 (check-out).
Tempo livre até o horário do traslado. No horário oportuno, traslado ao aeroporto de Cusco. Fim dos nossos serviços.
Dependendo do horário do voo de retorno ao Brasil, sugerimos a reserva de um day use no hotel, em Cusco ou em Lima, para maior conforto. Consulte-nos.
Sugestão: Você pode extender sua viagem adicionando noites extras em Lima e/ou Cusco e/ou no Vale Sagrado e também já incluir outros passeios opcionais.
Também incluir no roteiro outras localidades com Puno, Arequipa, Vale do Colca, Ica. Todos os Passeios podem ser privativos. Consulte-nos.