Um dos países mais exóticos da América do Sul. Terra milenar que foi território do Império Inca. Hoje tem uma herança histórica e arquitetônica riquíssima com ruínas de suas cidades antigas, entre elas, Machu Picchu e Valle Sagrado com todo seu mistério, além de diversas outras cidades. Cada vez mais viajantes estão visitando suas fascinantes belezas naturais e seu fabuloso patrimônio arqueológico composto por legados de culturas pré-colombianas.
1º Dia – ... / Lima / Cusco (voo)
Chegada, recepção e traslado ao hotel em Cuzco.
Tarde e noite livre para se aclimatar com a altitude.
Para se aclimatar à altitude de Cusco, a 3.399 metros acima do nível do mar, recomenda-se durante as primeiras cinco horas, descansar, fazer atividades leves como explorar a cidade a pé, beber bastante água, evitar álcool e alimentos pesados. A melhor maneira de conhecer essa cidade é caminhar por suas ruelas, praças, mirantes, mercados, tendo como base a Praça das Armas. Cusco, uma cidade situada nos Andes peruanos, já foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central da cidade antiga, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. Por sua antiguidade e importância histórica, o centro da cidade conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pré-hispânicas. Foi declarada Patrimônio Mundial em 1983 pela UNESCO.
2º Dia – Cusco - City tour
Café da manhã. Manhã livre. Por volta das 12h30, saída para city tour em Cusco, antiga capital do Império Inca. O passeio começa com uma visita ao Convento de Santo Domingo, um grande complexo renascentista-barroco, construído sobre o templo Inca Koricancha. Foi um dos mais importantes templos dedicados ao culto do sol, ainda hoje se destacam os seus alicerces na base do convento. Crônicas antigas dizem que o templo era coberto de folhas de ouro e cheio de representações douradas da natureza. Neste local se adorava o sol “ Inti”. Em seguida, visita à Catedral, o monumento mais imponente da Praça Maior.
Nas colinas acima de Cusco, visita às ruínas da fortaleza de Sacsayhuaman, cujas impressionantes muralhas oferecem uma vista panorâmica deslumbrante de Cusco, uma das edificações emblemáticas dos incas, erguida pelo inca Pachacútec no século XV. Trata-se de uma imensa fortaleza levantada com pedras de grande tamanho, cujo transporte e lapidação são ainda um mistério. Depois ida às ruínas do templo e anfiteatro de Qenqo, onde acredita-se que os incas praticavam rituais agrícolas, a 4km de Cusco. Em Puka Pukara ('fortaleza vermelha' em quíchua), um complexo militar inca localizado em uma colina proeminente, ainda podem ser apreciadas suas praças de moradias, banheiros, aquedutos, muralhas e torres. A última parada é em Tambomachay, 7km de Cusco, um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar, este lugar também é denominado "Banhos do Inca". Retorno ao hotel. Noite livre e hospedagem.
Refeições incluídas: café da manhã
3º Dia – Cusco / Vale Sagrado - Chinchero - Museu Vivo de Yucay - Ollantaytambo / Vale Sagrado
Café da manhã. Por volta das 08h00, traslado até o Vale Sagrado (33km aprox. 1h de percurso). Chegada no Vale Sagrado e ida até o povoado de Chinchero para visita.
Chinchero, uma das cidades mais importantes do império dos Incas localizado numa esplanada mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Asim como o de Ollantaytambo, está localizado sobre antigos assentamentos pré-hispânicos. Chinchero ficava no caminho direto que, durante o período incaico, levava diretamente a Machu Picchu e era um importante centro urbano, cujas ruínas ainda podemos admirar ao redor de sua igreja e praça. O complexo arqueológico é notável por seus terraços bem conservados (terraços agrícolas). A bela igreja colonial localizada no sopé da praça principal, foi concluída a construção em 1607 sobre as fundações de construções incas, seu alto altar esculpido em folha de ouro e de estilo barroco está dedicada à Nossa Senhora da Natividade. Continuaremos até o Museu Vivo de Yucay, onde poderá observar a elaboração de obras têxteis, artesanato de adobe, cerâmica e ourivesaria utilizando técnicas milenares incas.
Almoço incluído em um restaurante local.
Continuação do passeio para zona arqueológica de Ollantaytambo. É um típico exemplo do planejamento urbano dos incas ainda habitado como no passado. É conhecida como “portal dos incas”, funcionava como ponto de descanso entre Cusco a Machu Picchu. É a única cidade Inca que é ainda habitada. Suas ruas de pedra preservam a arquitetura inca combinada com o estilo colonial das praças e casas. O complexo arqueológico de Ollantaytambo era um centro militar, religioso e agrícola. Suas ruínas incas bem preservadas e sua rica história cultural tornam-na um local imperdível para os amantes da história e da arqueologia. O povoado de Ollantaytambo é reconhecido como um dos complexos arqueológicos mais notáveis do Império Inca, com sua história fascinante e sua importância como local estratégico e religioso.
Após o término do passeio, traslado ao hotel no Vale Sagrado. Hospedagem
Refeições incluídas: café da manhã e almoço
4º Dia – Vale Sagrado/ Águas Calientes - Machu Picchu - Águas Calientes / Vale Sagrado / Cusco
Café da manhã. (check-out no hotel. Sua bagagem será entregue ao receptivo que a levará até o hotel em Cusco - No trem somente é permitido uma mochila). Logo após, traslado até à estação de trem do Vale Sagrado (média de 30minutos de percurso) para embarcar no trem “Vista Dome” com destino a Águas Calientes (01h30 de percurso). Durante o trajeto, será possível observar paisagens impressionantes do Vale Sagrado do Urubamba.
Chegada a Águas Calientes, assistência e breve caminhada até o local de saída dos ônibus para embarque com destino à Cidadela de Machu Picchu (são 10km de percurso – aprox. 25minutos por uma estrada em zigue zague. Somente ônibus turísticos do governo podem fazer esse percurso na estrada chamada Hiram Bingham. Os ônibus deixam os passageiros na entrada da Cidadela).
Chegada à cidadela, entrada com o guia e visita guiada (a visita guiada tem duração de até 2h30).
O guia explicará as origens por trás desta imponente cidadela, apresentando seus monumentos mais marcantes. Acredita-se que a "Cidade Perdida dos Incas" tenha sido construída no ano de 1450 pelo imperador inca Pachacutec como um retiro de férias, mas dentro de um século a cidade seria abandonada após a conquista espanhola. Os espanhóis nunca a encontraram, por isso foi poupada da destruição que eles causaram em outros sítios incas. Em vez disso, foi lentamente engolida pela selva e escondida do perigo. Machu Picchu, que significa “Montanha Velha”, é considerado Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO e uma das novas sete maravilhas do mundo.
Ao finalizar o percurso da visita, retorno a Águas Calientes e breve caminhada até o restaurante.
Almoço incluído (Café Inkaterra ou similar).
Depois do almoço, breve caminhada até à estação de trem. Em horário estabelecido, saída do trem “Vista Dome” da estação de Águas Calientes para estação de Ollantaytambo (01h30 de percurso), no Vale Sagrado. Desembarque do trem e traslado até o hotel em Cusco. (60Km, aprox. 01h30/02h00 de percurso). Chegada no hotel, noite livre e hospedagem em Cusco.
Refeições incluídas: café da manhã e almoço
5º Dia – Cusco / Lima (voo)
Café da manhã no hotel. Tempo livre até o horário do traslado ao aeroporto de Cuzco para embarque.
Fim dos nossos serviços .
Refeições incluídas: café da manhã
Dependendo do horário do voo de retorno ao Brasil, sugerimos a reserva de um day use no hotel em Cusco para maior conforto. Consulte-nos.
Observação:
-As diárias iniciam (check-in) a partir das 14h00 e terminam entre 10/11h00 (check-out)
-Serviço compartilhado em pequenos grupos (de 16 a 20 passageiros.)