1º Dia – ... / Lima
Chegada, recepção e traslado ao hotel. Hospedagem disponível a partir das 14h00.
Tarde e noite livre.
Ao ser fundada, pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro em 18 de janeiro de 1535, recebeu o nome de Ciudad de los Reyes devido ao fato de o território ter sido invadido pelos espanhóis em 6 de janeiro, Dia de Reis. Patrimônio Mundial da Humanidade UNESCO em 1991. Está situada na árida costa do Pacífico do país, ao nivel do mar. Tem seu centro colonial preservado, a cidade é uma metrópole movimentada e uma das maiores cidades da América do Sul.
2º Dia – Lima - City tour
Café da manhã no hotel. Logo em seguida, saída para city tour em Lima. Neste dia você visitará o centro urbano da cidade de Lima, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Iniciará o dia com um percurso panorâmico pelo centro histórico até chegar à Praça de Armas, onde iremos parar para apreciar suas atrações. Em seguida caminharemos em direção à Catedral de Lima, localizada na Praça Maior, a igreja mais importante do Peru construída entre os anos 1542 e 1622. Depois você conhecerá a Casa Aliaga, uma antiga residência do vice-reinado entregue por Francisco Pizarro em 1535 a um de seus capitães (Jerónimo de Aliaga), depois da fundação da cidade. Esta casa é a única da época que ainda pertence à mesma família até o dia de hoje. Depois você visitará o Museu Larco, localizado no tradicional bairro de Pueblo Livre. Foi fundado por Rafael Larco Hoyle em 1926 e se encontra no interior de uma mansão do vice-reinado construída sobre uma pirâmide pré-colombiana do século VII. O museu conta com a mais completa coleção pré-hispânica de peças de ouro e prata, assim como também de arte erótica. Retorno ao hotel. Noite livre. Hospedagem.
3º Dia – Lima / Cusco / Vale Sagrado – Chinchero (voo)
Café da manhã no hotel. Em horário oportuno traslado ao aeroporto de Lima para embarque em voo com destino a Cusco (1h de voo). Chegada, assistência e traslado até o Vale Sagrado (33km aprox 1h de percurso). Chegada no Vale Sagrado e ida até o povoado de Chinchero para visita.
Chinchero, uma das cidades mais importantes do império dos Incas localizado numa esplanada mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Nele você vai saber o complexo arqueológico é notável por seus terraços bem conservados (terraços agrícolas) e uma grande fortaleza Inca situada no lugar onde a aparência do arco-íris é atribuída. A igreja colonial bela localizado no sopé da praça principal, foi concluída a construção em 1607 sobre as fundações de construções incas, seu alto altar esculpido em folha de ouro e de estilo barroco está dedicada à Nossa Senhora da Natividade e suas paredes são decoradas com obras de Diego Quispe Tito, o diretor da escola Cusco. Após passear pelas charmosas ruas de paralelepípedos da cidade, traslado até o hotel no Vale Sagrado. Final de tarde e noite livre no Vale Sagrado.
O Vale Sagrado dos Incas está localizado entre Cusco e Machu Picchu, possui numerosos monumentos arqueológicos e Povoados indígenas. A região do Vale Sagrado se estende entre os povoados de Pisac a Ollantaytambo.
Dentre tantos povoados e zonas arqueológicas, as mais visitadas são os vilarejos e zonas arqueológicas de Pisac, Chinchero, o complexo arqueológico de terraços agrícolas de Moray, as Salinas de Maras e Zona arqueológica de Ollantaytambo.
4º Dia – Vale Sagrado / Maras – Moray – Ollantaytambo / Águas Calientes
Café da manhã no hotel. Bem cedo, saída para passeio pelo Vale Sagrado.
Começaremos visitando as Salinas de Maras. Maras é um impressionante complexo de exploração salineira. São grandes depósitos de sal. Essas salinas têm uma história que remonta aos tempos pré-incas e são consideradas uma das mais antigas minas de sal do mundo ainda em operação. Elas eram usadas pelos povos indígenas antes da chegada dos espanhóis ao Peru. A água salgada da montanha flui por uma rede intrincada de canais de irrigação e é direcionada para pequenas piscinas em forma de terraços, onde a água evapora e deixa para trás o sal. Esse processo é realizado manualmente pelos moradores locais. A paisagem das Salinas de Maras é verdadeiramente única. Os terraços brancos e retangulares formam um mosaico deslumbrante que se estende pelas encostas das montanha
Depois iremos aos terraços agrícolas de Moray, acredita-se que os terraços de Moray tenham sido usados pelos incas como um laboratório agrícola experimental. Devido às diferentes temperaturas em cada nivel. Eles teriam servido para testar o cultivo de diversas plantas em condições variadas de temperatura e altitude. Os terraçõs são um testemunho impressionante da engenhosidade e habilidade dos incas em relação à agricultura. A sua aparência intrigante e a possível finalidade como laboratório agrícola experimental os tornam uma atração única e intrigante.
Almoço incluído em um restaurante local.
Continuação do passeio para zona arqueológica de Ollantaytambo. É um típico exemplo do planejamento urbano dos incas ainda habitado como no passado. É conhecida como “portal dos incas”, funcionava como ponto de descanso entre Cusco a Machu Picchu. É a única cidade Inca que é habitada. Suas ruas de pedra preservam a arquitetura inca combinada com o estilo colonial das das praças e casas. O complexo arqueológico de Ollantaytambo era um centro militar, religioso e agrícola. Suas ruínas incas bem preservadas e sua rica história cultural tornam-na um local imperdível para os amantes da história e da arqueología.
Após, traslado à estação de trem de Ollantaytambo para embarcar no trem “Vista Dome” com destino a Aguas Calientes (01h30 de percurso). Durante o trajeto, será possível observar paisagens impressionantes do Vale Sagrado do Urubamba. Chegada a Águas Calientes, assistência e traslado (caminhando) até o hotel.
Noite livre para caminhar pela cidade, admirar a paisagem da cidade entre as montanhas, fazer comprinhas e aproveitar a culinária peruana. Hospedagem.
Águas Calientes é a cidade mais próxima de Machu Picchu, onde termina a linha do trem, situada praticamente no pé da montanha. Seu nome correto é Machu Picchu Pueblo. A cidade ficou conhecida por Águas Calientes devido ao rio que cruza o povoado. Em Águas Calientes se encontram a estação de trem, um mercado de artesanato, muitos restaurantes e lojas. É da cidade que saem os ônibus do governo, que levam os passageiros até à entrada da Cidadela de Machu Picchu.
5º Dia – Águas Calientes / Machu Picchu / Águas Calientes / Vale Sagrado / Cusco
Café da manhã e breve caminhada até o local de saída dos ônibus para embarque com destino à Cidadela de Machu Picchu (são 10km – aprox. 25minutos de percurso por uma estrada em zigue zague. Somente ônibus turísticos do governo podem fazer esse percurso na estrada chamada Hiram Bingham. Os ônibus deixam os passageiros na entrada da Cidadela). Chegada à cidadela, entrada com o guia e visita guiada (a visita guiada dura aprox.2h30).
O guia explicará as origens por trás desta imponente cidadela, apresentando seus monumentos mais marcantes. Acredita-se que a "Cidade Perdida dos Incas" tenha sido construída no ano de 1450 pelo imperador inca Pachacutec como um retiro de férias, mas dentro de um século a cidade seria abandonada após a conquista espanhola. Os espanhóis nunca a encontraram, por isso foi poupada da destruição que eles causaram em outros sítios incas. Em vez disso, foi lentamente engolida pela selva e escondida do perigo. Machu Picchu, que significa “Montanha Velha”, é considerado Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO e uma das novas sete maravilhas do mundo.
Ao finalizar o percurso da visita, retorno a Águas Calientes e breve caminhada até o restaurante. Almoço incluído (Café Inkaterra ou similar).
Depois do almoço, breve caminhada até a estação do trem. Em horário estabelecido, saída do trem “Vista Dome” da estação de Águas Calientes para estação de Ollantaytambo (01h30 de percurso), no Vale Sagrado. O trem atravessa o belo e verde Vale Sagrado dos Incas ao longo das margens do rio Urubamba. Desembarque do trem e traslado de carro privativo até o hotel em Cusco. (60Km, aprox. 01h30/02h00 de percurso). Chegada no hotel, noite livre e hospedagem em Cusco.
6º Dia – Cusco – City Tour
Café da manhã. Manhã livre. Por volta das 12h50, saída para city tour em Cusco, antiga capital do Império Inca. O passeio começa com uma visita ao Convento de Santo Domingo, um grande complexo renascentista-barroco, construído sobre o templo Inca Koricancha. Foi um dos mais importantes templos dedicados ao culto do sol, ainda hoje se destacam os seus alicerces na base do convento. Crônicas antigas dizem que o templo era coberto de folhas de ouro e cheio de representações douradas da tureza. Neste local se adorava o sol “ Inti”. Em seguida, visita à Catedral, o monumento mais imponente da Praça Maior. Nas colinas acima de Cusco, visita às ruínas da fortaleza de Sacsayhuaman, cujas impressionantes muralhas oferecem uma vista panorâmica deslumbrante de Cusco, uma das edificações emblemáticas dos incas, erguida pelo inca Pachacútec no século XV. Trata-se de uma imensa fortaleza levantada com pedras de grande tamanho, cujo transporte e lapidação são ainda um mistério. Depois ida às ruínas do templo e anfiteatro de Qenqo, onde acredita-se que os incas praticavam rituais agrícolas, a 4km de Cusco. Em Puka Pukara ('fortaleza vermelha' em quíchua), um complexo militar inca localizado em uma colina proeminente, ainda podem ser apreciadas suas praças de moradias, banheiros, aquedutos, muralhas e torres. A última parada é em Tambomachay, 7km de Cusco, um sítio arqueológico que foi destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar, este lugar também é denominado "Banhos do Inca". Retorno ao hotel e noite livre. Hospedagem.
Cusco, uma cidade situada nos Andes peruanos, já foi capital do Império Inca e agora é conhecida por seus vestígios arqueológicos e sua arquitetura colonial espanhola. A Plaza de Armas é a praça central da cidade antiga, com arcadas, varandas esculpidas de madeira e ruínas de muralhas incas. O Convento de Santo Domingo, em estilo barroco, foi construído em cima do Templo do Sol inca (koricancha) e tem vestígios arqueológicos da cantaria inca. Por sua antiguidade e importância histórica, o centro da cidade conserva muitos edifícios, praças e ruas de épocas pré-hispânicas. Foi declarada Patrimônio Mundial em 1983 pela UNESCO. A melhor maneira de conhecer essa cidade é caminhar por suas ruelas, praças, mirantes, mercados, tendo como base a Praça das Armas.
7º Dia – Cusco / Caminhada à Montanha Palcoyo ou Vinicunca / Cusco
Montanha Palcoyo - Por volta das 06h00 saída de Cusco com destino à Montanha Palcoyo. Traslado do hotel em Cusco para o ponto de partida da caminhada até a impressionante cordilheira Palcoyo. Assim como a montanha de 7 cores de Vinicunca, Palcoyo adquire essa coloração por minerais como ferro, magnésio, cálcio, entre outros, acumulados ao longo de milhões de anos e que hoje oferecem um espetáculo visual. Ao contrário de Vinicunca, a chegada à serra do Palcoyo é de nível moderado e acessível, pois é uma caminhada sem grandes declives, atingindo uma altitude máxima de 4.900 metros acima do nível do mar. Na chegada, desfrutaremos da bela vista da cordilheira e apreciaremos os arredores com calma, graças ao menor fluxo de visitantes nesta área. Após, começaremos a descida e teremos um “piquenique box” enquanto apreciamos a vista. No final, retorno a Cusco. Noite livre e hospedagem.
Ou
Montanha Vinicunca: Por volta das 04h00, saída em direção à Vinicunca, ou a montanha das 7 cores. É uma obra de arte natural a 5.200 metros acima do nível do mar. As suas tonalidades são devidas à acumulação de minerais ao longo do tempo, transportados pelas águas da cordilheira, pelos ventos e pela humidade. Comece esta aventura para Vinicunca partindo muito cedo de Cusco em direção a Cusipata, onde será servido café da manhã. O percurso continua até chegar ao ponto de partida da caminhada. A trilho é rodeado por belas paisagens dos Andes e guardado pela majestosa montanha Ausangate, uma das mais importantes montanhas de Cusco, considerada uma entidade sagrada desde os tempos dos incas. Após alguns minutos no ponto de observação da montanha para tirar algumas fotografias e descansar, começará a caminhada de volta a Phullawasipata e depois, de ônibus até Cusipata onde será servido o almoço. Após regresso ao hotel. Noite livre e hospedagem.
Observação: Voce pode escolher qual montanha prefere conhecer.
Montanha Palcoyo – aprox. 4.900 metros de altitude (aprox. 100km desde Cusco)
Montanha Vinicunca – aprox. 5.200 metros de altitude (aprox. 145km desde Cusco)
8º Dia – Cusco / Caminhada à Lagoa Humantay / Cusco
Por volta das 04:30, saída de Cusco para uma das caminhadas mais espetaculares do Peru, através da Cordilheira dos Andes, num cenário deslumbrante. No camino passaremos pelo sítio arqueológico de Tarawasi, perto da cidade de Limatambo antes de continuar para a aldeia de montanha de Mollepata. Provaremos um delicioso café cultivado na região e continuaremos para Soraypampa (3.850m). A partir deste ponto, começaremos a subida de 2 horas até a lagoa Humantay (acima de 4200m). Desfrutaremos de um dos panoramas mais impressionantes da viagem, onde os entusiastas da fotografía terão a oportunidade de obter fotos maravilhosas. Finalmente, começaremos a descida para Soraypampa por aproximadamente 1h15, onde desfrutaremos de um “pique-nique box”. Após, retorno ao hotel em Cusco. Noite livre e hospedagem.
A Laguna Humantay é uma atração deslumbrante para os amantes da natureza e entusiastas de caminhadas que desejam explorar as paisagens impressionantes dos Andes peruanos. Certamente é um lugar incrível para vivenciar a beleza natural do Peru. Fica localizada a 130 km de Cusco, no povoado de Soraypampa, que está a 4.200 metros de altitude. É famosa por suas águas cristalinas e sua localização cercada por montanhas e geleiras. A cor da água pode variar de acordo com a luz e a estação do ano, indo de tons de azul esverdeado a azul turquesa.
A vista deslumbrante da Laguna Humantay e das montanhas circundantes é a recompensa pela caminhada.
9º Dia – Cusco / ... (voo)
Café da manhã no hotel. Hospedagem disponível (check-out) até 10h00.
Tempo livre até o horário do traslado. Em horário oportuno, traslado do hotel em Cusco ao aeroporto para embarque. Fim dos nossos serviços.
Dependendo do horário do voo de retorno ao Brasil, sugerimos a reserva de um day use no hotel em Cusco, para maior conforto. Consulte-nos.
Essa é uma sugestão de roteiro, a sequência dos passeios e cidades podem ser alterados.
Sugestão: Você pode extender sua viagem adicionando noites extras em Lima e/ou Cusco e/ou no Vale Sagrado. Também incluir no roteiro outras localidades como Puno, Ica, Arequipa, Vale do Colca. Consulte-nos.