A Rota da Seda foi o elo entre o Ocidente e o Oriente na antiguidade. Deixou ainda muitos mistérios à espera de exploração e descoberta. Ao longo de seu caminho, está um grande número de relíquias que transmitem até hoje uma sinfonia colorida ultrapassando as fronteiras e a diferença entre as etnias. Neste roteiro, passaremos pelas maiores cidades do Uzbequistão carregadas de história e cultura.
1º Dia – Segunda-feira – ... / Tashkent
Chegada à capital do Uzbequistão, recepção e traslado ao hotel para acomodação. Hospedagem.
Tashkent, a capital do Uzbequistão, é uma cidade vibrante que combina história e modernidade. A Praça da Independência é o coração da cidade, cercada por prédios governamentais e monumentos. Tashkent também oferece mercados animados, como o Chorsu Bazaar, onde os visitantes podem experimentar a cultura local e saborear a cozinha uzbeque.
As madrasas no Uzbequistão e em outras partes do mundo muçulmano existem principalmente para fornecer educação islâmica. Elas são parte integrante da tradição educacional islâmica, que valoriza o aprendizado religioso, bem como o secular. Durante a Idade Média, as madrasas também desempenharam um papel importante na disseminação do conhecimento em áreas como matemática, ciências naturais e filosofia. Além disso, as madrasas serviram como centros culturais e sociais, desempenhando um papel vital na preservação da cultura e identidade islâmicas.
As madrasas ainda existem no mundo de hoje em muitos países de maioria muçulmana. Elas continuam desempenhando um papel importante na educação islâmica, ensinando o Alcorão, os princípios do Islã e assuntos seculares, dependendo da madrasa e da região. Muitas madrasas também oferecem educação em áreas como matemática, ciências e línguas, embora o foco principal ainda seja a educação religiosa. As madrasas variam amplamente em termos de currículo, qualidade e filosofia educacional.
2º Dia – Terça-feira – Tashkent
Após o café da manhã, visitaremos a parte antiga da cidade onde conheceremos a Madrasa Khasti Imom, Madrasa Barak Kan, Madrasa Tilla Sheykh, o Museu do Corão de Usman, original do século VII, a Madrasa Kukeldash com visita somente do exterior, o mercado oriental de Chorsu.
Almoço no restaurante local.
Faremos o city tour panorâmico em Tashkent, conhecendo a Praça da Independência e Eternidade, esta praça compõe o Monumento da Independência e do Humanitarismo inaugurado em 1991, o Memorial da II Guerra Mundial que é a estátua em homenagem aos que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial e o Arco Ezgulik. Passaremos pelo Palácio de Romanov do séc XIX e fontes da cidade e monumentos modernos, a Praça de Opera e Ballet, Praça de Amir Temur.
Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeições incluídas: café da manhã e almoço.
3º Dia – Quarta-feira – Tashkent / Urgench / Khiva (voo)
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Urgench (voo incluído).
Chegada e traslado até Khiva (30km) e hospedagem no hotel.
Faremos um city tour pela cidade, primeiro local do país a ser inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Visita ao complexo arquitetônico Ichan-Kala, cidade interna protegida por muralhas, importante centro comercial na época da Rota da Seda.
Entre os monumentos antigos bem conservados, se destacam a Torre de Kalta Minor; o Castelo- fortaleza Kunya-Ark; as Madrasas de Mohammed Rahim Khan e Mohamed Amin Khan, convertido em hotel.
Almoço em restaurante local.
À tarde visita à Mesquita Juma, ao Complexo arquitetônico de Tash Hovli, o Mausoléu de Pahlavan Mahmud e a Madrasa Allakuli Khan.
Visitaremos Ak Sheik Bobo de onde teremos uma vista panorâmica de Ichan Kala.
Retorno ao hotel Hospedagem.
*Importante: O voo pode sofrer alteração de horário. Sendo assim as visitas poderão ser adaptadas.
Refeições incluídas: café da manhã e almoço.
4º Dia – Quinta-feira – Khiva / Bukhara
Pela manhã, faremos viagem com destino a Bukhara (450km – aprox. 7h).
Lunch box no caminho. Chegada em Bukhara e hospedagem no hotel.
Visitaremos Poi Kalon. Este complexo é uma das principais atrações de Bukhara, destacando-se pela sua arquitetura islâmica impressionante e pela importância histórica como centro cultural e religioso da região. inclui as Madrasas de Kukeldash e Nodir Devon Begi.
Retorno ao hotel. Jantar no hotel. Hospedagem.
Refeições incluídas: café da manhã, almoço e jantar.
5º Dia – Sexta-feira – Bukhara
Após o café da manhã, saída para visitar uma das cidades mais representativas da Rota da Seda. Bukhara é uma verdadeira joia arquitetônica e o seu centro foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993. Visita aos Mausoléus dos Samánidas e Chashma-Ayub; à Mesquita de Bolo Hauz e Cidadela de Ark.
Almoço em restaurante local.
Continuação do passeio até o Minarete de Kalon e a Mesquita Poi Kalyan; Madrasa Miri-Arab; Cúpula Toki Zargaron; Madrasas de Ulughbek e Abdullazizkan; Cúpula Toki Telpak Furushon; Mesquita Magoki Attory; Cúpula Toki Sarafon.
Retorno ao hotel e restante do dia livre para descanso. Hospedagem.
Refeições incluídas: café da manhã e almoço.
6º Dia – Sábado – Bukhara / Samarcanda
Após o café da manhã, viagem com destino a Samarcanda (290km – aprox. 5h). Chegada e acomodação no hotel.
Almoço em restaurante local.
Samarcanda, que significa “cidade de pedras” também foi eleita a Patrimônio Mundial da UNESCO e é famosa pela sua localização estratégica no centro da Rota da Seda.
À tarde, visita à Praça de Registan, no centro da cidade, enquadrada por magníficas madrasas, entre elas Ulugbek, Sher-Dor e Tillya-Kori.
Em seguida, visita ao Mausoléu Guri Emir, à Mesquita de Bibi Khonum e ao Bazar Siab.
Retorno ao hotel. Hospedagem.
Refeições incluídas: café da manhã e almoço.
7º Dia – Domingo – Samarcanda / Tashkent (trem)
Café da manhã. Pela manhã, visita ao complexo arquitetônico Shakhi-Zinda, ao Observatório de Ulugh Beg e a fábrica de produção de papel antiga.
Almoço em restaurante local.
Em horário apropriado, traslado à estação para embarque em trem com destino a Tashkent (incluído).
Chegada e traslado ao hotel. Hospedagem.
*Esse trecho costuma sofrer constantes alterações de horários nas operações do trem. Caso haja alteração o trajeto poderá ser feito de carro / ônibus, levando cerca de 5 horas de viagem.
Refeições incluídas: café da manhã e almoço.
8º Dia – Segunda-feira – Tashkent / ...
Hospedagem até às 11/12h (check-out). Em horário determinado, traslado ao aeroporto para embarque em voo de retorno e fim de nossos serviços.
Refeições incluídas: café da manhã.
.